Inspiração para 2021

A Urban95 Brasil começou sendo instigada a se reinventar diante das necessidades de adaptação provocadas pelo Covid-19. Por isso, foi realizada uma série de webinars para promover trocas e nivelar conhecimento sobre a primeira infância entre as 14 cidades que integram a rede. O 5º webinar (e último de 2020), que foi realizado em dezembro, teve o objetivo de fortalecer o aprendizado em rede e o compartilhamento das experiências até então.

“É sempre muito inspirador ver o potencial que uma rede pode trazer para municípios engajados e servidores abertos a aprender e construir junto. Estamos muito felizes com os diversos avanços, que são diferentes de acordo aos tempos e conhecimento das cidades, mas que já têm frutos relevantes para a agenda da primeira infância”, afirma Carolina Guimarães, coordenadora da Rede Urban95.

Apesar do ano difícil, as cidades puderam avançar em suas ações, cada uma a seu tempo, conforme suas especificidades. Durante o processo, até agora, foi possível ampliar os conhecimentos sobre os eixos estratégicos do programa Urban95 e a agenda da primeira infância.

Neste último encontro online, todas as cidades tiveram a oportunidade de falar sobre suas experiências e aprendizados. Para cada uma delas, os webinares temáticos impulsionaram vários diálogos durante o ano. Alguns exemplos são as conversas em Ilhéus (BA), Campinas (SP) e Niterói (RJ) que foram geradas a partir do encontro sobre gerenciamento de dados, que ocorreu em setembro.

Reflexões sobre as possibilidades ainda a serem exploradas para o desenvolvimento de projetos para a primeira infância também foram feitas durante a reunião. Os municípios de Brasiléia (AC) e Caruaru (PE) compartilharam sobre o quanto ainda podem avançar nesse sentido e como estão inspirados a colocar em prática o que têm aprendido com a Rede Urban95.

Outras cidades contaram como algumas ações foram impulsionadas, como nos casos de Ubiratã (PR), que deu escala à estratégia de mudança de comportamento e está fortalecendo a comunicação na agenda da primeira infância; e Crato (CE), que está mapeando recursos para a revitalização de praças e planejando com um novo olhar para a primeira infância.

Até o começo de dezembro, a única que havia recebido recursos sementes que Urban95 disponibiliza para os municípios que integram a rede era Fortaleza (CE), que foi utilizado no programa “Fortaleza Mais Verde”, que tem o objetivo de transformar áreas públicas com áreas verdes que estão degradadas em pequenos parques urbanos. Foram mapeadas mais de 300 áreas públicas e duas delas já foram revitalizadas e se tornaram espaços para as crianças e seus cuidadores usufruírem, nas regiões de Francisco de Sá e José León.

“Nesse projeto piloto, contamos com a parceria e apoio da Rede Urban95. Com isso, percebemos que podemos melhorar o processo com a comunidade e garantir mais segurança e conforto para crianças pequenas e cuidadores. Por isso, a gente ampliou os acessos aos espaços verdes que já eram previstos no conceito dos micro parques”, conta a assessora técnica da prefeitura Taís Barreto Costa.

A cidade de Jundiaí (SP) fez o uso do recurso semente em meados de Dezembro e inaugurou o Mundo das Crianças, um espaço que tem a proposta inédita de integração entre a brincadeira, o aprendizado e o contato com a natureza. Para Marcelo Peroni, Gestor de Cultura, participar da rede é de extrema relevância, sobretudo para uma cidade que quer ser reconhecida como uma “cidade das crianças”.

“Durante esses meses que a gente está fazendo parte da rede, algumas coisas muito importantes aconteceram. A primeira delas foi uma maior sensibilização na cidade e a gente conseguiu de fato novas adesões ao conceito da primeira infância e a importância do olhar, não só dos agentes políticos, mas também dos servidores e da população”, conta Marcelo.

Carmen Roig, arquiteta e urbanista da prefeitura de Pelotas (RS) há 30 anos, afirmou que a rede foi uma motivação diante da pandemia. “A rede fez com que a gente pudesse enxergar as coisas sob a perspectiva da criança. Tínhamos resistência da maioria dos planejadores, mas agora temos tudo favorável, pois há a nossa vontade política e uma equipe técnica em sintonia com esse pensamento da Urban95”, afirma.

Com o programa Pacto Pela Paz, a cidade gaúcha busca a prevenção da violência, formado por um conjunto de estratégias que buscam a redução da criminalidade e a promoção de uma cultura de paz, sobretudo a partir das crianças.

Todas as 14 cidades que integram a rede Urban95 compartilharam suas experiências e expectativas. A iniciativa da Fundação Bernard van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis visa estimular os municípios a incorporarem, no planejamento e na gestão, o foco no desenvolvimento da primeira infância, a partir de ações e políticas públicas efetivas neste campo.

Em 2021, a rede continua a receber apoio técnico nos seguintes eixos de atuação: tomada de decisões com base em dados; espaços públicos e natureza; mobilidade para famílias; e utilização de Serviços.