Intervenções chave para crianças pequenas e suas famílias

19/08/2021 Blog, Primeira infância

Para que todos os bebês e crianças pequenas possam ter acesso a serviços e oportunidades que garantam seu pleno desenvolvimento

Hoje, as evidências sobre os benefícios de investir no desenvolvimento da primeira infância são mais fortes do que nunca, apontando para os impactos duradouros que algumas intervenções podem ter sobre crianças, famílias e suas comunidades. Por outro lado, pesquisas apontam que mais de 200 milhões de crianças em todo o mundo não conseguirão atingir seu máximo potencial físico, cognitivo e socioemocional devido à pobreza, saúde precária, cuidados e estímulos insuficientes e a outros fatores de risco para o desenvolvimento infantil.

A Urban95 indica 25 intervenções chave para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, ações distribuídas entre a gestação e o 72º mês de vida das crianças. Da gravidez ao quinto ano de vida, as crianças e seus cuidadores demandam uma série de serviços da atenção básica, um uso específico do transporte e do espaço público, além de se beneficiarem quando há um planejamento urbano que considere perspectivas diversas. 

Com atuação transversal, as intervenções aqui propostas se subdividem entre ações nas áreas de nutrição, saúde, água e saneamento, educação e proteção social. 

Mas o que são intervenções chave?

Ações que identificam e fornecem apoio precoce e eficaz para bebês, crianças pequenas e cuidadores possivelmente em situação de vulnerabilidade

A intervenção precoce e eficaz promove acesso aos serviços fundamentais para o desenvolvimento na primeira infância e fortalece um conjunto de habilidades que preparam uma criança para a vida adulta. Embora as intervenções criem oportunidades em qualquer fase, sabemos que a intervenção precoce tem um impacto ainda mais forte quando oferecida durante os primeiros anos de vida.

Para neutralizar fatores de risco que podem ameaçar o desenvolvimento das crianças, limitar suas oportunidades políticas, sociais e econômicas futuras, a intervenção precoce pode assumir diferentes formas, como programas de visita domiciliar para apoiar famílias vulneráveis, capacitação nas escolas para melhorar as habilidades sociais e emocionais das criança ou a orientação para pais jovens.

 Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento integral da criança até sua vida adulta, o que faz com que algumas experiências não possam ser adiadas, como é o caso de uma oferta nutricional adequada para as gestantes e o acompanhamento de saúde durante o pré-natal. Bebês que não tenham acesso a todos os estímulos que necessitam para crescer de forma plena e saudável durante a gestação e seus primeiros meses de vida podem enfrentar um ponto de não retorno em seu desenvolvimento, mas já conhecemos algumas condições e atitudes que podem reverter esse quadro.

O pleno desenvolvimento na primeira infância

Crianças pequenas demandam serviços públicos e programas intersetoriais

Algumas intervenções chave têm papel importante durante toda a primeira infância, da gravidez ao 72º mês de vida, e incluem uma série de ações intersetoriais de grande complexidade. O atendimento nos serviços públicos é uma demanda de todas as gestantes, bebês e crianças pequenas, seja por assistência médica, programas de assistência social e transferência de renda ou serviços de proteção à criança.

A atenção à saúde das famílias deve incluir também programas de prevenção e tratamento da depressão parental, planejamento familiar, promoção da educação materna e sobre aprendizagem precoce, crescimento e desenvolvimento infantil. Ao mesmo tempo, cabe ao poder público garantir infraestrutura adequada, água limpa e saneamento em todos os momentos da vida.

Gravidez: o começo de tudo

Intervenções chave começam ainda na barriga

Durante a gestação, é importante que as mães mantenham uma dieta nutritiva, saudável e com a recomendação suplementar de ácido fólico. As consultas pré-natais em número recomendado garantem que a mulher e o bebê tenham acesso a todos os exames e procedimentos importantes para garantir o crescimento pleno da criança, além de oferecer apoio e informação para as novas mães. Recomenda-se, ainda, que as gestantes possam contar com um atendimento adequado durante o parto.

Com o nascimento do bebê, as intervenções se voltam à promoção da amamentação exclusiva em parte do primeiro ano de vida da criança, assim como outras ações de acompanhamento em saúde. Devem ser promovidos a prevenção e o tratamento de desnutrição infantil, o incentivo à vacinação, ao registro de nascimento e à possibilidade de uma licença parental e, ainda, a assistência infantil adequada.

Os primeiros anos de vida

Desbravando o mundo a partir da sua cidade

A partir do primeiro ano da criança, as intervenções chave recomendadas se voltam à alimentação complementar, cuidados de desparasitação e a suplementação terapêutica com zinco. Posteriormente, uma dieta adequada, nutritiva e segura deve ser implementada para garantir o pleno desenvolvimento em seu primeiro ciclo de vida. 

Ainda no período da primeira infância, é importante inserir as famílias em programas locais de pré-escola, que posteriormente vão contribuir para a permanência da criança na escola e seu encaminhamento para uma educação primária de qualidade.

Referências: Sayre, Rebecca K.; Devercelli, Amanda E.; Neuman, Michelle J.; Wodon, Quentin. 2015. Investing in Early Childhood Development : Review of the World Bank’s Recent Experience. World Bank Study;. Washington, DC: World Bank. © World Bank. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/20715 License: CC BY 3.0 IGO.