Moradores de Jundiaí comemoram a transformação de espaços públicos degradados em parques naturalizados

As cidades que fazem parte da Rede Urban95 Brasil têm se destacado na transformação de espaços urbanos em áreas de lazer totalmente adaptadas para a primeira infância e suas famílias. Faz parte da filosofia do projeto aproximar as cidades e suas crianças da natureza, um dos grandes desafios enfrentados por gestores públicos, principalmente nos grandes centros.

Uma amostra dessa experiência está no vídeo  que acaba de ser divulgado e que retrata o Projeto Pé de Infância, realizado em um parque naturalizado em Jundiaí, em São Paulo, em parceria com a prefeitura local. O espaço está localizado no Mundo das Crianças, um parque da cidade que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar, a experiência com esportes, lazer, cultura e vivências de aprendizagens.

“O Pé de Infância convida adultos cuidadores, a gestão, e até quem não é um cuidador, a olhar pela ótica de uma criança com até 95cm de altura. Na nossa rotina, esse é um aspecto que passa despercebido, e não nos damos conta de como é a cidade vista através desses 95cm. Então, a partir do momento em que você se coloca no lugar dessa criança, seu olhar em relação à cidade muda, e é esse convite que queremos fazer”, explica Mariana Pedrosa, do Allma Hub, idealizador do Projeto Pé de Infância.

A Rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard van Leer, forneceu recursos-sementes para implementar e executar o projeto Pé de Infância na cidade, além dos conteúdos e conceitos sobre como reaproveitar terrenos e transformá-los em áreas de lazer e voltadas ao desenvolvimento das crianças. Segundo Marcelo Peroni, gestor de Cultura de Jundiaí, o Pé de Infância é um programa que tem como expectativa a mudança de comportamento e começa com intervenções urbanas, imagens, mensagens transmitidas pelas pessoas e principalmente para os cuidadores, para que eles comecem a observar o quão potente é essa fase da primeira infância.

Praças ganham pinturas coloridas e atraem famílias para uma ocupação mais lúdica da cidade. Crédito: Prefeitura de Jundiaí

“A importância de trabalhar a primeira infância no município é o olhar estratégico da construção de uma cidade que visa o seu futuro e não há como imaginar a construção de um bom futuro que não seja através dos investimentos sólidos nessa fase”, comenta Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí. Através de uma caixa de ferramentas que é entregue para os municípios, o projeto reforça a importância de brincar mais com as crianças, contar mais histórias e cantar mais para esses pequenos.

O projeto foi desenvolvido para valorizar o que é simples por meio de cada uma das atividades, seja em um ponto de ônibus, em uma praça pública ou em uma via, ou seja, valoriza o relacionamento lúdico com a criança, a partir de conteúdos fornecidos pela Rede Urban95, que o enriquecem, proporcionando desafios aos limites da primeira infância. “Brincar junto com o filho cria um vínculo e uma memória afetiva na vida deles. Estamos em um bairro que tem um espaço totalmente pensado para as crianças, com brinquedos apropriados para elas, então, não é só dentro do parque, mas sim na cidade como um todo”, fala Letizia Sales, moradora da cidade de Jundiaí.

Pé de Infância também apoiou intervenções nos pontos de ônibus da cidade. Crédito: Prefeitura de Jundiaí

Marcelo Peroni comenta que o parque Mundo das Crianças se conecta com os pequenos moradores por meio de mensagens transmitidas em toda a estrutura montada pela cidade. “A partir do momento em que viramos a chave e enxergamos o quanto a cidade melhora quando a gente olha para a primeira infância, abrimos o horizonte para ver o quanto a nossa cidade está sendo acolhedora quando é vista pela ótica das suas crianças”, finaliza.