Niterói inaugura ciclovias verdes e lúdicas para a primeira infância

As celebrações pelo Mês da Criança não acabam entre as cidades da Rede Urban95 Brasil – e desta vez foi Niterói que presenteou a população com um novo projeto, que tem como público todas as crianças, dos 0 aos 100 anos. O Rotas Caminháveis foi lançado no último sábado (23/10) com participação da comunidade, muito ciclismo, intervenções e pinturas.

Em parceria com a Rede Urban95, a Prefeitura de Niterói está requalificando um trecho para pedestres e ciclistas com foco na circulação de crianças de 0 a 6 anos. O Rotas Caminháveis é um projeto intersecretarial que desenvolve a criação de trajetos lúdicos e interativos para proporcionar um caminhar agradável e seguro para as crianças e famílias.

Ciclovia em Niterói

Ciclovia em Niterói é espaço para as crianças (Felipe Cardoso/Escola de Notícias/Urban95 Brasil).

A experiência-piloto do projeto está sendo feita no bairro do Barreto, na Zona Norte de Niterói, e a prefeitura tem previsão de expandir a proposta para outras regiões da cidade. A escolha da área levou em consideração a presença de escolas, creches e a proximidade com o Horto do Barreto, justificando a grande circulação de crianças observada. O traçado considera a caminhabilidade e segurança de pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas, além de promover uma caminhabilidade mais agradável e lúdica para as crianças e seus cuidadores.

A rota que está sendo transformada no Barreto se estende por 1,4 km, desde a Rua Benjamin Constant, na altura da Rua Francisco Portela, passando pela Rua Presidente Craveiro Lopes e finalizando na Rua Doutor Luiz Palmier. Ao longo de toda a rota, parte do espaço destinado para os carros foi transformado em espaço para os ciclistas e pedestres, com a criação de uma extensa ciclofaixa e com a pintura de “vagas verdes”, aumentando a largura da calçada e melhorando a qualidade ambiental do percurso e a segurança para os pedestres.

Floreiras foram instaladas para embelezar o trajeto e criar uma zona de proteção para esses espaços que expandiram as calçadas e ganharam a pintura verde. Dezenas de vagas de carros foram retiradas nesse processo, qualificando a região para os ciclistas, pedestres, impactando a qualidade do ar, diminuindo a poluição visual e favorecendo experiências mais promissoras para o desenvolvimento das crianças pequenas de Niterói.

Niterói - Transformação da Rota

As crianças participaram do processo de transformação da rota (Felipe Cardoso/Escola de Notícias/Urban95 Brasil).

Com um processo de escuta e participação das crianças, a programação do lançamento público contou ainda com intervenções artísticas e o Pedal das Crianças, trajeto todo acompanhado por operadores da NitTrans. Desde que aderiu à Rede Urban95 Brasil, em março de 2020, a cidade vem recebendo formação para servidores municipais e capacitações técnicas com consultores e especialistas, um conjunto de ações que vem potencializando os esforços de Niterói para construir uma cidade melhor para bebês, crianças e cuidadores. O município fluminense está implementando estratégias do Pé de Infância.