Niterói (RJ) ganha primeiro parque naturalizado como parte do projeto Rotas Caminháveis

Como seriam nossas cidades se fossem pensadas para atender a todos os moradores de todas as idades? Teriam rampas e calçadas largas? Ciclovias para facilitar os deslocamentos? Áreas verdes e lazer em todos os bairros?

“Entre várias ideias, a presença de ambientes naturais e áreas verdes é consenso entre especialistas quando se trata de impactos ambientais e sociais positivos para todos, especialmente para aqueles que vivem boa parte do tempo entre o asfalto e o concreto dos grandes centros urbanos. Mais ainda para as crianças que vivem nessas cidades”, aponta a consultoria Ciranda da Vida, responsável pela implementação dos parques naturais da cidade de Niterói (RJ).

Crianças na inauguração da Rotas Caminhaǘeis do Barreto (Crédito: Felipe Cardoso/Urban95 Brasil)

Os parques urbanos têm se mostrado verdadeiros respiros naturais no cotidiano das grandes cidades, enquanto os microparques são soluções interessantes para incrementar a vitalidade dos bairros e facilitar o acesso de famílias e crianças. Usando troncos, galhos e a própria topografia dos terrenos, esse conceito cria espaços de convívio, aprendizado e brincadeiras, além de ser uma forma simples e barata de ampliar a rede de áreas verdes urbanas.

O Parque Naturalizado no bairro do Barreto, na zona norte da cidade, surge no contexto do programa Rotas Caminháveis para Primeira Infância, um projeto intersecretarial que pensa a criação de trajetos lúdicos e interativos para proporcionar um caminhar agradável e seguro para as crianças e famílias.

A escolha da área levou em consideração a presença de escolas, creches e a proximidade com o Parque Municipal Monteiro Lobato, conhecido como o Horto do Barreto, justificando a grande circulação de crianças. O traçado considera a caminhabilidade e segurança de pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas, além de promover uma caminhabilidade mais agradável e lúdica para as crianças e seus cuidadores.

Crianças participam de oficina de Educação para o Trânsito durante implementação do Rotas Caminháveis do Barreto (Crédito: Felipe Cardoso/Urban95 Brasil)

Dessa forma, o programa fomenta a adoção de uma vida comunitária animada pela presença da infância. “É desejável promover sentimentos de memória com o espaço, como forma de envolvimento das crianças ao bairro e do bairro às crianças”, explica a Ciranda da Vida, parceiro da Urban95 na implementação do projeto.

A promoção da segurança de forma ampla é pensada pelo programa de forma intersetorial, envolvendo diferentes instâncias do poder municipal e atores do território.  A praça Flávio Palmier conta com um bosque, e a presença das árvores contribuiu ainda mais para que este local fosse escolhido para ser o primeiro Parque Naturalizado da cidade.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, o parque naturalizado foi construído com oficinas, rodas de brincadeiras, planejamento coletivo com moradores, contribuição das crianças e até contação de histórias.

Confira nas imagens a instalação do brinquedo “trepatocos”, construção de jogos no piso utilizando caminhos de bolachas de madeira,o brinquedo de aro de cipó, Instalação de troncos para subir, com agarras de escalada. Também houve plantio de mudas de ervas com crianças e famílias da comunidade e equipes da prefeitura.