O maior jogo de Amarelinha do Brasil fica em Fortaleza (CE)

Do início ao “céu”, um jogo de amarelinha (maré, avião ou sapata, dependendo do estado do Brasil) riscado no chão tem dez “casas” para serem puladas. Mas, em Fortaleza (CE) é diferente. Cearenses e turistas que visitam a Rua Almirante Jaceguai, na Praia de Iracema, encontram um jogo com 400 quadradinhos. É a maior amarelinha do Brasil, com 180 metros do início ao “céu”.

A amarelinha fica na Praia de Iracema, e tem 400 quadradinhos (Crédito: Prefeitura de Fortaleza)

A amarelinha gigante foi uma iniciativa da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC, instalada em agosto de 2021 quando houve a revitalização da sinalização do projeto Cidade da Gente, no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar.

“A nova amarelinha é um instrumento lúdico, assim como os outros elementos de pintura no pavimento para interação entre crianças e público do Centro Cultural e dos demais equipamentos do entorno”, afirma Marcia Dias Soares,  gestora da – FUNCI – Fundação da Criança e da Família Cidadã, parceira da prefeitura e da Uban95 na iniciativa.

Junto à amarelinha foram desenhados outros diversos ícones que remetem a brincadeiras da infância, como controles de videogames e personagens do jogo PacMan.

Projeto Cidade da Gente

A proposta do Cidade da Gente, segundo Márcia Soares, demonstra a relevância em priorizar a população e garantir mais segurança viária em uma região de circulação intensa de pessoas, como o entorno do Dragão do Mar.

Os pedestres são o segundo grupo mais atingido por acidentes de trânsito fatais em Fortaleza, registrando um total de 31% do total de mortes no trânsito em 2020. Os dados atuais mostram que houve 50% na redução da velocidade média dos veículos e aumento de 41% de pessoas envolvidas em atividades culturais.