Parques naturalizados para Primeira Infância

O que são parques naturalizados?

Por um brincar mais natural

Parques naturalizados são espaços ao ar livre e multifuncionais, desenvolvidos a partir de elementos naturais e com múltiplas possibilidades de interação, exploração e criação. Com a proposta de utilizar elementos da natureza, como troncos, galhos e a própria topografia dos terrenos para criar espaços de convívio, lazer e brincadeiras, os parques naturalizados representam um movimento mundial e trazem um conceito lúdico e educativo para as cidades.

Também são uma forma de promover o brincar livre, as interações com vizinhos e o vínculo com o espaço público. O contato da comunidade com a natureza traz benefícios para todas as idades, criando novas áreas verdes, parques e praças no ambiente urbano. Parques naturalizados oferecem sombra e locais de descanso, podem ser fonte de alimento e oferecem aos adultos um caminho de volta à própria infância.

Natureza e Cidades Sustentáveis

Como as cidades podem apoiar o desenvolvimento integral na infância?

Pesquisas comprovam que o contato com a natureza contribui para o desenvolvimento integral
da criança. Os brinquedos pensados a partir de elementos naturais são espaços mais dinâmicos, incentivam a criatividade e a imaginação, experiências sensoriais e motoras mais desafiadoras para os bebês e crianças pequenas.

O contato com a natureza é um elemento essencial para a saúde física, mental e emocional na infância, apoia a construção de vínculos afetivos para que as crianças aprendam a respeitar todas as formas de vida e contribui para o desemparedamento da criança, inclusive nas escolas. Reconhecemos que a cidade pode ser um território lúdico e educativo, para além dos muros escolares.

Para benefício da gestão pública, os parques naturalizados podem ser implantados a um custo mais baixo, uma vez que reaproveitam materiais já existentes, como troncos e resíduos da poda urbana. Mas são também um caminho para construir cidades mais verdes e vivas, com espaços públicos seguros, acessíveis e amigáveis para as crianças.

Natureza e primeira infância

Criando espaços verdes perto dos bebês, crianças pequenas e suas famílias

O contato com a natureza promove a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, das gestantes e bebês aos mais idosos. Pesquisadores são categóricos em afirmar que brincadeiras ao ar livre e o contato com a natureza trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento integral das crianças, especialmente aqueles que vivem em centros urbanos.

Os parques naturalizados são uma estratégia simples, barata e efetiva para promover o contato com a natureza nas cidades, bem como uma forma de promover o contato cotidiano entre as crianças e os espaços abertos. Uma dessas estratégias consiste em transformar os espaços de brincar frequentados por crianças e famílias, como os parquinhos públicos, praças e pátios escolares em ambientes mais naturais, desafiadores e ricos em oportunidades de interação, tanto entre as pessoas quanto com a natureza.

Essa estratégia também inclui a criação de parques naturalizados em áreas abandonadas ou vazias, mesmo que seu uso seja temporário. Estes microparques, ou “parques de bolso”, podem ser implantados rapidamente e com baixo custo, podendo ganhar escala nos municípios e proximidade com os bairros.

Crédito da foto: Praça naturalizado em Alcinópolis (MS). Foto por Alicce Rodrigues.