Políticas públicas orientadas por dados: Jundiaí (SP) implementa a plataforma Alertas Primeira Infância

A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Camilo é o primeiro equipamento de Jundiaí (SP) a utilizar a plataforma Alertas Primeira Infância. Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologias Geo-sociais (ITGS), a plataforma sistematiza dados gerados por serviços públicos e apoia a criação de políticas públicas assertivas para bebês, crianças pequenas e cuidadores.

“A plataforma Alertas Primeira Infância auxilia os municípios da rede a identificar situações de vulnerabilidade”, explica Pamela Lin, coordenadora do projeto Alertas Primeira Infância. “A plataforma integra dados de diversas áreas, como saúde, assistência e educação, apoiando o desenvolvimento de ações intersetoriais e envolvendo profissionais desde a gestão até o servidor da ponta.”

Dados cadastrais de crianças e gestantes dos municípios são integrados aos serviços por elas acessados, gerando alertas que indicam a eficácia e possíveis gargalos nas políticas públicas. As cidades podem escolher que tipo de alerta elas querem implementar, com base em demandas locais.

Caruaru (PE), Sobral (CE), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Alcinópolis (MS) e Jundiaí (SP) são as cidades Urban95 que aderiram ao uso da plataforma.

Profissionais da UBS São Camilo utilizam a plataforma Alertas Primeira Infância / Crédito: Prefeitura de Jundiaí (SP)

Como Jundiaí utiliza o Alertas Primeira Infância 

Jundiaí é uma cidade que considera a primeira infância como elemento essencial ao desenvolvimento sustentável. Nesta definição política de plano de governo, que chamamos de Cidade das Crianças, estruturamos um modelo intersetorial, no esforço de agregar políticas para gerar resultados cada vez mais positivos e abrangentes para crianças e gestantes, detalha José Parimoschi, gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças da cidade.

Um dos projetos prioritários da cidade é o prontuário eletrônico da primeira infância, que visa a garantir a atenção básica para crianças e gestantes. Ao utilizar a plataforma Alertas Primeira Infância, Jundiaí escolheu adotar sete alertas de risco, gerando uma base de dados ampla e que possibilite o desenvolvimento de políticas integradas: Crianças fora da escola; demanda pelo programa federal Criança Feliz; criança em atraso na consulta de puericultura; gestante em atraso de consulta de pré-natal; gestante que não realizou teste de HIV; gestante que não realizou teste de sífilis; e gestante que não realizou consulta odontológica.

A UBS São Camilo, localizada em uma área de alta vulnerabilidade social, encabeça o projeto. Em agosto, dois profissionais da UBS receberam treinamento para utilizar a plataforma e replicaram este conhecimento para outros servidores. Larissa Zanotto, gerente do equipamento, detalha como a plataforma tem sido utilizada:

“O Alertas Primeira Infância está funcionando como um instrumento que facilita a busca ativa já instituída na unidade. Assim, a equipe consegue identificar se uma gestante do território faltou em uma consulta, se uma criança faltou na puericultura. Conseguimos fazer a busca ativa e reagendar, para garantir que a linha de atenção não seja interrompida.”

A expectativa é que o Alertas Primeira Infância seja implementado em outros equipamentos da cidade. “A plataforma transforma a cidade em um grande laboratório de verificação dos impactos positivos das políticas. Quanto mais a gente se antecipa no caso da primeira infância, mais a gente tem um ganho de qualidade do desenvolvimento destas crianças”, conclui Parimoschi.

Página principal da plataforma Alertas Primeira Infância / Crédito: Prefeitura de Jundiaí