Projeto Rotas Caminháveis é referência em política pública voltada à primeira infância em Niterói, no Rio de Janeiro

É possível criar um caminho mais seguro e saudável para as crianças chegarem à escola? 

A Rede Urban95 acaba de lançar um vídeo para divulgar o projeto Rotas Caminháveis, realizado no Barreto, bairro da zona norte de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

A iniciativa tem o objetivo de, a partir da perspectiva da primeira infância, melhorar o caminho até as escolas numa região residencial da cidade e carente de estruturas como ciclovias.

O Rotas Caminháveis foi realizado a partir de um recurso-semente fornecido pela Rede Urban95 Brasil, aproveitando o conhecimento e a metodologia aplicados aos 24 municípios que a compõem.

Kallena Lima, assessora de projetos do Escritório de Gestão de Projetos, afirma que a inovação é inserir a criança no planejamento ativo. Cidades que consideram a primeira infância se tornam mais acessíveis, seguras e agradáveis para todos.

Crianças ganham espaços seguros para explorar a cidade com as Rotas Caminháveis. Crédito: Escola de Notícias

Para Betina Araújo, diretora de Urbanismo da Secretaria Municipal de Urbanismo, o projeto “integra o olhar das crianças”. “Você literalmente olha o que seria a experiência da criança”, acrescenta Paula Cardoso Moreira, assessora arquiteta do Escritório de Gestão de Projetos. “Isso muda para caramba a perspectiva.”

O consultor da Urban95 e arquiteto do Estúdio +1 Tiago Brito afirma que, ao abordar os trajetos, o foco foi em segurança e qualidade do ar, com o objetivo de tornar as rotas mais seguras para os pequenos.

Helena Porto, arquiteta e urbanista da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, diz que a região tem muita solicitação de ciclovias, pois muitos moradores usam a bicicleta para ir ao centro da cidade ou mesmo ao Rio de Janeiro.

Rotas Caminháveis em Niterói. Crédito: Escola de Notícias