Projeto Trilha Crescer Aprendendo leva ludicidade para espaços públicos de Crato e Sobral (CE)

Em julho, as cidades da Rede Urban95 Crato e Sobral (CE) receberam o projeto Trilha Crescer Aprendendo, iniciativa da United Way Brasil (UWB) com apoio da Fundação Bernard van Leer e da Lîla Coletiva. Mais de 300 pessoas dos dois municípios, entre crianças, famílias, profissionais de educação e comunidade, participaram da construção de espaços interativos para brincar próximos de equipamentos de educação infantil.

Os bairros que receberam as Trilhas foram escolhidos com base nos indicadores de vulnerabilidade, como violência, pobreza e falta de equipamentos públicos para as crianças. A trilha começou com a sensibilização e formação dos profissionais da educação infantil, que atuam diretamente com as crianças, passou pelo acolhimento e formação das famílias com filhos e filhas de 0 a 6 anos e chegou à comunidade, a partir de uma ampla mobilização comunitária.

Este movimento tem como ponto de partida a escuta, tanto das crianças como da escola e da comunidade, para atender às expectativas e necessidades da primeira infância local. As trilhas construídas são divididas em Estações: Jogos de Chão, Parede Interativa, Horta Educativa e Corpo e Movimento. Em cada uma delas, uma placa apresenta o espaço, sugere as atividades e orienta os adultos sobre como interagir com a criança para que ela explore diferentes possibilidades.

Crianças e famílias participaram ativamente da construção das trilhas. Na foto, construção da Trilha Crescer Aprendendo em Sobral (CE) / Crédito: ASCOM Sobral

Como a Trilha Crescer Aprendendo Funciona?

Imagine a sensação: a criança está caminhando pela rua e se depara com diferentes espaços interativos para brincar, cheios de cores e descobertas. Uma trilha com propostas para vivenciar com outras crianças e com os adultos que cuidam dela. A criança se diverte, desenvolve habilidades e estabelece vínculos mais sólidos com as pessoas e com o entorno. O mais bacana de tudo isso é que ela se sente parte, porque ajudou a construir esses espaços. Seus familiares estão cheios de orgulho, porque também contribuíram com essa construção, atendendo ao chamado de mobilização feito pela escola de seus filhos e filhas.

Os gestores e professores da educação, assim como os servidores de outras secretarias, passam por esses lugares e se sentem realizados. Eles também estiveram ali, apoiando a concretização das trilhas. A comunidade também participa ativamente desta construção, pintando calçadas e muros, plantando hortas, junto com crianças e suas famílias.

As estratégias do projeto Trilha Crescer Aprendendo são intencionalmente pensadas para fortalecer toda a rede de apoio à criança, criando uma ambiência saudável, dentro e fora dos lares, garantindo assim o pleno desenvolvimento infantil.

A UWB está sistematizando um passo a passo para que qualquer município possa implementar trilhas como estas. Em breve, o guia da Trilha Crescer Aprendendo, com todas as informações, estará disponível on-line para municípios e escolas participantes do Programa.

Em Crato (CE), crianças, comunidade e United Way desenharam conjuntamente intervenções que remetessem a saberes locais da cidade / Crédito: United Way