Transformar comportamentos para ativar a cidade

O que faz uma nova praça ser utilizada? Ou uma campanha de vacinação ser adotada pela comunidade? Quais estratégias podem contribuir para que cuidadores utilizem serviços desenhados para eles? Antes de mais nada, é preciso transformar comportamentos.

Esse foi o foco do webinar Comunicação e mudança de comportamento, da Urban95, realizado por Sam Sternin, consultor da Fundação Bernard van Leer. O especialista tem mais de 15 anos de experiência trabalhando com mudança de comportamento e gestão adaptativa, em parceria com agências da ONU, ONGs, fundações privadas e governos locais e nacionais.

Realizado no dia 3 de dezembro de forma on-line, o evento contou com a presença de representantes das 11 cidades que entraram na Rede Urban95 em 2021. Esses municípios estão sendo acompanhados pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, responsável pela organização do webinar.

O encontro foi iniciado com a fala da representante da Fundação Bernard van Leer, Claudia Vidigal, celebrando os primeiros meses de trabalho das 11 cidades e as conquistas já realizadas nesse tempo. “Essa é uma rede que vai se construindo nas relações entre as cidades, mas sobretudo na relação entre as pessoas”, destacou.

A mudança de comportamento e a Urban95

Sam Sternin introduziu a temática contextualizando que a ideia da iniciativa Urban95 é criar uma cidade que contribua para transformar comportamentos, e não apenas o ambiente físico. Dessa forma, é possível construir uma cidade que funciona para todos e todas.

Isso não é fácil – afinal, quantos de nós sabemos que fazer algo é errado e mesmo assim fazemos? Por isso, para haver uma mudança efetiva de comportamento não basta apenas promover a informação.

“Nossa missão não é apenas informar os cuidadores sobre os bons comportamentos, precisamos ajudá-los a superar a lacuna entre as boas intenções e as boas práticas”, explicou. É preciso construir ferramentas efetivas de comunicação e engajamento, essenciais para informar e impulsionar novas ações, hábitos e garantir que espaços, programas e serviços sejam utilizados pela comunidade.

Para superar as barreiras, é necessário identificar os motivadores comportamentais que bloqueiam a mudança e desenvolver soluções com base nos resultados. “Diferentes tipos de barreira requerem diferentes tipos de suporte, de apoio, de ajuda e diferentes ações para permitir que a pessoa as supere”, explicou. O evento contou com dinâmicas de identificação de barreiras, criação de soluções para e estudos de casos concretos.

Quer saber mais? Confira o vídeo completo do Webinar Comunicação e mudança de comportamento, da Urban95: