Caruaru inaugura dois novos pátios naturalizados em centros de Educação Infantil

Caruaru (PE) tem dois novos espaços naturalizados para a primeira infância. Inaugurado em 14 de agosto, o primeiro deles fica no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Artista Plástica Luísa Maciel, na Vila Andorinha. Composto por elementos naturais e regionais, como troncos de madeira, galhos, folhas, água, pedras e objetos da Feira de Artesanato da cidade, o pátio proporciona às crianças diversas possibilidades de interação, brincadeiras, investigação e criação.

Crianças do CMEI Artista Plástica Luísa Maciel se divertem se equilibrando, pulando, escalando e descobrindo formas de brincar no novo pátio naturalizado. Fotos: Jorge Farias/Prefeitura de Caruaru.

O segundo pátio naturalizado da cidade fica no CMEI Tia Lourdinha e foi entregue dia 25 de agosto. O espaço conta uma cozinha da natureza, brinquedos de madeira em formato de animais e objetos naturais como folhas e sementes, proporcionando às crianças diversas possibilidades de interação, brincadeiras, investigação e criação.

Os dois pátios são uma realização da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e do Comitê Gestor de Primeira Infância Caruaru (CPRINC), em parceria com a Verd’Fica e a Rede Urban95.

Parques e pátios naturalizados

Caruaru já tem dois parques naturalizados próximos a CMEIs, na região central, que conectam as escolas ao espaço público externo e ampliam o direito das crianças à cidade. Agora, o município tem buscado territórios periféricos para receber esses espaços verdes e brincantes. A criação desses espaços em centros de educação infantil é uma ação prevista no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) da cidade.

A criação de espaços naturalizados está prevista nas políticas públicas de Caruaru.

Os parques naturalizados são paisagens naturais para brincar ao ar livre, compostos por elementos naturais – como troncos de madeira, galhos, folhas, água e rocha – que proporcionam aos bebês, crianças pequenas e seus cuidadores diversas possibilidades de interação, brincadeiras, investigação e criação.

Já os pátios naturalizados se assemelham em conceito e estruturação aos parques, porém, possuem uma estratégia distinta, por serem implantados em áreas de ar livre dentro de um equipamento público.