Área da Infância – Guia de implementação

Guia desenvolvido a partir das experiências das três Áreas da Infância de Jundiaí (SP), nos bairros Vila Arens, Novo Horizonte e Santa Gertrudes. Voltado especialmente para gestores públicos, o material apresenta de forma prática e objetiva o que é uma Área da Infância, os conceitos fundamentais que orientam o projeto e explica por que e como implementá-lo. Área da Infância – Guia de implementação é uma publicação do Ateliê Navio.

Guia Passo a Passo – Ruas de Brincar

O guia apresenta um caminho prático para transformar vias urbanas em espaços seguros e livres de trânsito, onde crianças e famílias possam brincar e conviver com autonomia. A publicação explica por que essa iniciativa é importante, como implementá-la e traz materiais de referência e estudos de caso inspiradores para que gestores públicos possam levar essa transformação para suas cidades, priorizando as pessoas em vez dos automóveis e resgatando o brincar livre nas ruas. O guia foi desenvolvido pelo Ateliê Navio, parceiro técnico da Urban95.

Guia Pátios Naturalizados nos Centros de Educação Infantil de Salvador (BA)

Este guia apresenta a proposta de implementação de pátios naturalizados nas unidades de educação infantil da rede municipal de ensino da capital baiana, com base no passo a passo do projeto piloto realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União Boca do Rio. O material mostra como a inclusão de elementos naturais pode transformar os pátios em verdadeiros laboratórios vivos, onde a natureza desempenha o papel de educadora, sendo a intersetorialidade como o principal motor para viabilizar essa transformação. O guia foi desenvolvido pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (NEAPI), vinculado à Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Salvador, junto com o CECIP — Centro de Criação de Imagem Popular.

Cadernos de Boas Práticas Urban95

A Rede Urban95 apresenta os Cadernos de Boas Práticas, uma série de 3 volumes que reúne exemplos de intervenções físicas, programas, serviços e políticas públicas para a primeira infância nas cidades brasileiras que fazem parte da Rede. São dezenas de práticas inspiradoras para mobilizar gestores públicos de todo o Brasil a pensar suas cidades sob a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Cada caderno aborda um dos eixos de atuação da Urban95:

Volume 1 – Espaços públicos e natureza

Volume 2 – Programas e serviços

Volume 3 – Governança e sustentabilidade

Pé de Infância – Criança e Clima (Depois da Chuva)

A caixa de ferramentas criada pela parceira técnica Allma Hub dentro da iniciativa Urban95 foi criada para situações críticas que envolvem enchentes e crianças pequenas. Elas tem como objetivo acolher e instrumentalizar a equipe da linha de frente do cuidado, apoiar os cuidadores para lidar com as crianças que viveram o trauma, e ajudar a criança a elaborar o luto, organizar as emoções, e cuidar da relação dela com os rios e com a natureza.

Guia de parques naturalizados

O guia desenhado pelo Estúdio +1 em parceria com a prefeitura de Boa Vista (RR) e a AVSI Brasil, dentro da iniciativa Urban95, serve de base para a implantação dos parques naturalizados, abordando desde a escuta ativa das comunidades locais, especialmente das crianças, até a identidade, projetualidade, mobiliário, paisagismo, construção, implementação, ativação e uso do espaço. Cada elemento foi pensado com cuidado e zelo, levando em consideração as características únicas da região de Boa Vista, cultura e forma de brincar locais das crianças.

Caminhos para a implementação de parques naturalizados

Este conjunto de materiais desenvolvido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Van Leer, visa apoiar gestores públicos na construção e manutenção de brinquedos e mobiliários naturalizados, com sugestões para criar políticas públicas, dicas para escolher os locais, e para monitorar e avaliar os projetos. Além de um guia passo a passo, o conjunto contém modelos de placa de sinalização e tabelas descritivas de mobiliário.

Conheça os materiais.

Ideias para parquinhos para crianças de 0 a 3 anos

Esta publicação é dedicada a parquinhos, praças e parques e levanta questões pertinentes às necessidades de crianças de 0 a 3 anos e de seus cuidadores. Em vez de chegar a conclusões definitivas, fornece princípios e sugestões para inspirar administradores públicos, legisladores, projetistas e cidadãos a explorar ideias novas e criativas. O guia é parte do projeto Istanbul95.

Parques naturalizados: paisagens para um brincar natural

Criada pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, a publicação defende a construção de parques naturalizados para aproximar crianças em contexto urbano da natureza. No livro, gestores e equipes técnicas encontram sugestões de como criar projetos e políticas públicas que contemplem parques e pátios naturalizados, além de dicas de como escolher os locais, fazer a manutenção e chamar a comunidade para se apropriar desses espaços verdes.

Guia de brinquedos e mobiliários

A publicação apresenta 14 sugestões de brinquedos e mobiliários que podem compor um parque ou pátio naturalizado. Cada estrutura conta com uma ficha para download, detalhando os materiais necessários, as habilidades instigadas pelo mobiliário, além de um passo a passo completo para a construção e implementação. O Guia foi produzido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, em parceria com o Ciranda da Vida.

Sumários executivos “Por um método de escuta sensível” e “Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas”

Entre 2018 e 2020, os consultores Ana Cláudia Leite e Gandhy Piorski ouviram crianças das cinco regiões do Brasil para entender como elas enxergam a natureza e o que pensam de temas relacionados a mudanças climáticas, como poluição e desmatamento. O resultado pode ser conferido nas publicações Por um método de escuta sensível das crianças, que apresenta a metodologia da pesquisa, e Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas, que traz as produções e narrativas das crianças que dialogam com a questão ambiental.

Ver publicação Por uma Escuta Sensível >>
Ver publicação Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas >>