Caminhos para a implementação de parques naturalizados

Este conjunto de materiais desenvolvido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Van Leer, visa apoiar gestores públicos na construção e manutenção de brinquedos e mobiliários naturalizados, com sugestões para criar políticas públicas, dicas para escolher os locais, e para monitorar e avaliar os projetos. Além de um guia passo a passo, o conjunto contém modelos de placa de sinalização e tabelas descritivas de mobiliário.

Conheça os materiais.

Ideias para parquinhos para crianças de 0 a 3 anos

Esta publicação é dedicada a parquinhos, praças e parques e levanta questões pertinentes às necessidades de crianças de 0 a 3 anos e de seus cuidadores. Em vez de chegar a conclusões definitivas, fornece princípios e sugestões para inspirar administradores públicos, legisladores, projetistas e cidadãos a explorar ideias novas e criativas. O guia é parte do projeto Istanbul95.

Parques naturalizados: paisagens para um brincar natural

Criada pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, a publicação defende a construção de parques naturalizados para aproximar crianças em contexto urbano da natureza. No livro, gestores e equipes técnicas encontram sugestões de como criar projetos e políticas públicas que contemplem parques e pátios naturalizados, além de dicas de como escolher os locais, fazer a manutenção e chamar a comunidade para se apropriar desses espaços verdes.

Guia de brinquedos e mobiliários

A publicação apresenta 14 sugestões de brinquedos e mobiliários que podem compor um parque ou pátio naturalizado. Cada estrutura conta com uma ficha para download, detalhando os materiais necessários, as habilidades instigadas pelo mobiliário, além de um passo a passo completo para a construção e implementação. O Guia foi produzido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, em parceria com o Ciranda da Vida.

Sumários executivos “Por um método de escuta sensível” e “Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas”

Entre 2018 e 2020, os consultores Ana Cláudia Leite e Gandhy Piorski ouviram crianças das cinco regiões do Brasil para entender como elas enxergam a natureza e o que pensam de temas relacionados a mudanças climáticas, como poluição e desmatamento. O resultado pode ser conferido nas publicações Por um método de escuta sensível das crianças, que apresenta a metodologia da pesquisa, e Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas, que traz as produções e narrativas das crianças que dialogam com a questão ambiental.

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