Com ações para fortalecer vínculos familiares, Colinas (RS) acompanha a primeira infância de perto

Em Colinas (RS), um programa inovador está transformando a vida de centenas de bebês, crianças pequenas e suas famílias. É o “Colinas 1000 Dias – Para mudar uma vida inteira”, política pública intersetorial que prioriza a saúde, o desenvolvimento pleno e o fortalecimento dos laços familiares desde a gestação até os seis anos de idade da criança.

Os pontos centrais do “Colinas 1000 dias” são a saúde, o pleno desenvolvimento e o vínculo da criança e da família. Foto: Prefeitura de Colinas.

Tudo começa com o resultado positivo do exame de gravidez, momento em que a mulher e o parceiro são acolhidos por uma equipe multiprofissional e recebem um cronograma personalizado com consultas pré-natal, testes rápidos de HIV e sífilis e consultas odontológicas. Inicialmente, o projeto seguia até os dois anos de idade da criança, quando se completam os 1000 dias. Mas ele foi expandido e agora garante testagens neonatais, vacinas, consultas com pediatra, nutricionista e dentista até os seis anos.

Fortalecimento de vínculos

Muito além do aspecto clínico e médico, o “Colinas 1000 Dias” busca fortalecer os laços familiares e empoderar os cuidadores por meio de atividades coletivas envolvendo os bebês e suas famílias, oferecendo apoio e orientação sobre estímulos adequados.

Oficinas de introdução alimentar e conversas sobre parentalidade positiva são realizadas para que as famílias se sintam mais seguras e confiantes ao cuidar dos pequenos. Esse suporte emocional e educacional tem sido fundamental para o crescimento saudável das crianças e para a formação de vínculos afetivos sólidos.

Resultados na saúde

Com o programa, as taxas de cobertura vacinal da cidade aumentaram significativamente, bem como a adesão à amamentação exclusiva e continuada. O acompanhamento pré-natal (tanto do parceiro quanto das gestantes) também teve uma melhora considerável, fortalecendo o envolvimento paterno nessa fase importante da vida.

Outra conquista importante foi a redução das taxas de partos por cesáreas, incentivando o parto natural sempre que possível, o que impacta positivamente na saúde da mãe e do bebê.

A iniciativa é da Secretaria da Saúde com parceria da Secretaria de Educação e do Departamento de Assistência Social. Com a adesão de Colinas à Rede Urban95, a cidade pretende ampliar a intersetorialidade nos projetos de primeira infância e consolidar as políticas já existentes como o “Colinas 1000 Dias”.