Entornos escolares
Os entornos de creches e escolas infantis são espaços de conexão entre crianças, cuidadores e a comunidade – lugares onde os adultos param para conversar com outros cuidadores e onde as brincadeiras entre os pequenos se estendem nos horários de entrada e saída escolar. Ao mesmo tempo, também são locais de conflito entre diferentes modais de transporte.
Por isso, é essencial priorizar intervenções que garantam segurança viária, promovam a ludicidade, ampliem as áreas verdes, proporcionem conforto e fortaleçam as interações positivas entre todos.
Características
- Redução dos trechos de travessia nas esquinas próximas à escola.
- Transformação de espaços subutilizados em áreas lúdicas, de espera e/ou de brincar.
- Implantação de intervenções de acalmamento de tráfego.
- Estímulo à mobilidade ativa por meio de travessias seguras para ciclistas e pedestres.
- Construção de calçadas acessíveis, com rampas e largura livre mínima (de 1,20 m e ideal de 1,80 m.
- Realização de intervenções nos trechos com maior tráfego de veículos.
- Criação de conexões entre a escola e os espaços verdes do entorno.
- Estabelecimento de limite de velocidade veicular, com máxima de 30 km/h e ideal de 20 km/h.
- Instalação de iluminação adequada.
Iniciativas desenvolvidas
Uma rua que antes era perigosa, em frente a uma escola de educação infantil, virou uma praça segura e divertida, com brinquedos naturalizados, mais árvores e menos trânsito no bairro do Sumaré. Hoje, o local é ponto de brincadeiras e encontros para a comunidade.
Um quarteirão com três creches, uma escola de ensino fundamental e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ganhou calçadas lúdicas, mais árvores e ruas seguras para brincar. As crianças cocriaram as soluções, fortalecendo o direito ao brincar e a apropriação do espaço público.