Em São Paulo, PIAPI garante direito à cultura para a primeira infância

O acesso à cultura, em suas múltiplas manifestações e expressões estéticas, é um direito das crianças. O Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) de São Paulo é uma resposta ao desafio de democratizar o acesso à cultura nas diferentes regiões da metrópole, garantindo encontros artísticos pedagógicos gratuitos de audiovisual, artes visuais, dança, literatura, teatro, circo e música, entre outras linguagens integradas. Ele nasce do desejo de ampliar a oferta das atividades para outras faixas etárias do programa de Iniciação Artística (Piá), que há 15 anos oferece atividades artísticas para crianças de 6 a 13 anos em equipamentos de cultura e nos CEU (Centro Educacionais Unificados).

O PIAPI oferta oficinas gratuitas em bibliotecas municipais, casas de cultura, centros culturais, teatro, nas Escolas Municipais de Iniciação Artística (EMIA) e também nos CEU. Cuidadores podem inscrever crianças para edições que acontecem de maio a novembro, uma vez por semana. Estas inscrições podem acontecer durante todo o período, desde que haja vagas. Anualmente, cerca de 3000 pequenos participam das oficinas!

“Música, livros, peças de teatro tornam mais ativas as sinapses do cérebro infantil – que está em pleno desenvolvimento. Há um benefício no presente, para esta criança e também para seu cuidador, mas também um benefício para o futuro, com esta criança desenvolvendo empatia e inteligência emocional”, explica Ligia Jalantonio, coordenadora do PIAPI. “No programa, elas têm acesso a um direito que, embora comum na educação privada, precisa estar disponível também nos territórios vulneráveis”.

NO PIAPI, as crianças conhecem múltiplas linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro / Crédito: Prefeitura de São Paulo.

Como funciona

A Secretaria Municipal de Cultura abre periodicamente um edital para selecionar artistas das linguagens de audiovisual, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. Estes educadores são selecionados por uma comissão de pessoas do poder público e da sociedade civil, onde são avaliados os critérios formação, trajetória, vínculo com o território e experiência de trabalho com as infâncias.

Selecionados os artistas, eles trabalham em dupla, com no máximo 15 crianças e seus acompanhantes em cada atividade. “Tentamos sempre formar uma dupla de linguagens diferentes, uma de dança com artes visuais, por exemplo. Cada encontro é preparado de um jeito, e ele também se transforma a partir da chegada da criança e do cuidador.”

Ligia recorda quando um grupo de artistas montou uma programação a partir da Festa do Boi, manifestação cultural originária do Maranhão que tem remanescência no Morro do Querosene, em São Paulo. “Cada aula foi uma etapa da construção do boi: na primeira semana contaram a história, na segunda semana partiram para os desenhos, depois para a construção de um boi e, por fim, o convite para ir até a festa, propondo uma vivência”.

Além de ser um programa formativo para as crianças e famílias, o PIAPI é formativo também para os artistas. Durante os dois anos de prestação de serviço dos artistas, além das atividades com as crianças, eles também participam de formações para o desenvolvimento do seu repertório artístico pedagógico.

O PIAPI também realiza atividades externas. Na foto, crianças pequenas fazendo uma ciranda no centro de aldeia indígena no Jaraguá / Crédito: Prefeitura de São Paulo

Cultura como aliada de outras agendas

Embora a Secretaria de Cultura seja a principal responsável pela execução do projeto, existe um esforço intersetorial do PIAPI de trabalhar com outras áreas.

“A cultura pode e deve ser aliada no cuidado integral das crianças, apoiando ações e programas da educação, da saúde e da assistência social. A cultura pode apoiar famílias que são atendidas por serviços de assistência social, como CRAS. Mães que participam de encontros do PIAPI, por exemplo, têm evidente alívio de saúde mental, e encontram uma rede de apoio de outros cuidadores e profissionais”, conclui Ligia.

NOME DO PROJETO
Programa de Iniciação Artísticas para Primeira Infância (PIAPI)

OBJETIVO
Oferecer em diferentes territórios atividades artísticas como música, teatro, cultura, circo, para crianças pequenas, bebês, cuidadores

SECRETARIAS E PARCEIROS ENVOLVIDOS
Secretária de Cultura

RECURSOS
Secretaria de Cultura
Secretaria de Educação (Parte do orçamento)