Fortaleza lança mapa com aventuras culturais e naturais para a primeira infância

A Prefeitura de Fortaleza (CE) lançou o “Primeiros Caminhos”, um guia que convida de forma lúdica crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores a desfrutar dos espaços culturais e naturais da cidade. O mapa inclui roteiros em equipamentos históricos, locais que proporcionam convívio com a natureza e espaços voltados para o brincar livre.

Mapa apresenta locais públicos para que bebês, crianças pequenas e seus cuidadores possam desbravar na cidade. Crédito: Alex Costa/Prefeitura de Fortaleza.

Elaborado pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) em parceria com as secretarias do Turismo (Setfor) e da Cultura (Secultfor), o projeto tem como objetivo incentivar a ocupação dos espaços públicos pelas crianças, impulsionando o conceito de desemparedamento da primeira infância.

São 18 pontos da cidade, todos de acesso gratuito, distribuídos em quatro rotas: Roteiro do Centro Histórico, Roteiro Beira Mar, Roteiro dos Parques e Roteiro dos Equipamentos Históricos e Culturais. Além dos percursos, o mapa traz curiosidades que contribuem para despertar a imaginação das crianças e dos adultos, entendendo que o caminho é mais divertido quando compartilhado.

“É uma oportunidade de as crianças conhecerem os locais históricos e culturais de Fortaleza, se conectarem com eles e com a própria cidade, estarem em contato com a natureza, e, por extensão, é uma forma de os cuidadores também vivenciarem a apropriação do espaço público”, afirma a titular da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, Angélica Leal.