Iniciativa de apoio familiar fortalece vínculos entre cuidadores e crianças

Uma estratégia de sucesso tem fortalecido os vínculos entre crianças, cuidadores e escolas em Cascavel (PR). É o “Família +”, iniciativa de apoio familiar que parte das escolas de educação infantil que tem como objetivo reforçar os vínculos entre cuidador e criança. O projeto foi desenvolvido pela prefeitura da cidade em parceria com a Urban95 e com o Espaço Àra Educação.

Para isso, a gestão escolar implementa atividades lúdicas e formativas, convidando pais, mães, responsáveis em geral e cuidadores a ocupar os espaços educativos da primeira infância na cidade. Dentro de casa, o aprendizado continua, uma vez que as crianças levam brincadeiras e outras atividades para fazer juntos com os pais. Com isso, educadores e famílias ficam sempre próximos e fortalecem o desenvolvimento integral dos pequenos.

O Família + tem cinco pilares de funcionamento:

  1. Os manuais que apoiam e estruturam o trabalho de cada membro da estratégia;
  2. A trilha formativa ligada à ação de desenvolvimento profissional;
  3. As mensagens estruturadas e compartilhadas com as famílias;
  4. A metodologia de apoio da rede com as reuniões internas com todos os coordenadores;
  5. O reforço das práticas com o encorajamento do engajamento das famílias por meio dos professores e das reuniões mensais.

Segundo a assessora pedagógica de Cascavel, Monica Zelinsk Beal, a participação de pais e responsáveis em momentos de assembleias e reuniões mudou com a implementação do Família +. “Antes, as famílias eram convidadas a participar de reuniões mais pesadas, com um cunho mais de cobrança. A estratégia nos trouxe uma nova direção, onde eles puderam também compreender que são importantes no processo de desenvolvimento da criança”, revela.

Quer saber qual a metodologia da estratégia e como ela funciona na prática? Assista aos vídeos do Família+ em Cascavel no nosso canal no YouTube.