Jundiaí inaugura parque naturalizado que promove contato de crianças com água e outros elementos naturais

Mais de 1,8 mil m² de área verde foram requalificados para proporcionar às crianças do Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí (SP), mais contato com a natureza e oportunidades de brincar ao ar livre.

Fotos: Denise Meirelles/Ateliê Navio

Inaugurado no dia 25 de março, o novo parque naturalizado Dorival Raymundo Risso fica localizado em uma área periférica da cidade, próxima ao rio Jundiaí. Partindo das características do território, todo o projeto contempla a relação com a água, incluindo pistas de caminhadas permeáveis, bebedouros com desenhos de peixes locais, jardim de chuva e um túnel com esguichos de água. Além disso, o parque conta com outros brinquedos naturalizados, como uma aldeota (espécie de playground suspenso), uma parede de escalada, circuito de troncos, caixas de areia, uma pirâmide de bambu, entre outras estruturas. A identidade visual contém os elementos da campanha Pé de Infância.

O Ateliê Navio, parceiro técnico da Urban95, escutou as crianças das escolas e do CRAS ao redor para conceber o espaço. As placas de comunicação, na altura das crianças pequenas, têm linguagem lúdica e criativa e estão disponíveis em Libras e Braille. Como o parque atende o CRAS Oeste, os visitadores do Programa Criança Feliz ganharam um kit com lonas, penas, redes e cesta de piquenique para levarem os bebês ao local.

O lançamento do parque teve presença de crianças da comunidade, além do prefeito Luiz Fernando Machado e de Claudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil. O parque naturalizado é uma iniciativa da prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Urban95, com concepção do Ateliê Navio e suporte técnico do Parque de Bambu. O parceiro CoCriança participou da escuta, engajamento comunitário e atividades com crianças, e os artistas André Fernandes e Bianca Foratori foram os responsáveis pelas pinturas e intervenções artísticas. A iniciativa Pé de Infância é da Allma Hub, parceira técnica da Urban95.