Parentalidades possíveis: Webinar com Vera Iaconelli sensibiliza técnicos de serviços e programas a acolher os cuidadores

A psicanalista Vera Iaconelli foi a convidada especial do webinar “Cuidar de quem cuida: pensando o bem-estar dos adultos de referência para a primeira infância”, realizado no dia 6 de março para toda a Rede Urban95, e organizado pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.

Vera provocou os presentes a olhar para os cuidadores não só como adultos referência da primeira infância, mas como sujeitos sociais e históricos que precisam de acolhimento, escuta e acesso a políticas públicas que possibilitem uma parentalidade integral e possível: “Quando o sujeito se sente escutado, na sua maternidade, na sua paternidade, nas diversas parentalidades, a postura dele com a criança muda”. 

Essa escuta é especialmente potente quando se pensa em como a desigualdade de gênero relega o cuidado da primeira infância às mulheres. Segundo dados do IBGE (2023), elas dedicam o dobro do tempo dos homens cuidando da casa e de pessoas, especialmente das crianças pequenas. Vera sugere um caminho duplo de nivelação dessa desigualdade: ouvir as mulheres, porque elas ainda são detentoras da matéria e da tecnologia do cuidado, mas também elaborar políticas e estratégias para chamar homens e toda a sociedade a este trabalho do cuidado. 

O olhar estratégico para o cuidador faz parte do novo direcionamento da Fundação Van Leer, que tem tratado cuidadores como prioridade em seus programas com cidades do Brasil e de outros países. O bem-estar do cuidador foi também o tema da última edição da revista Early Childhood Matters, disponível em inglês.

Assista o webinar na íntegra:


*Foto de capa: Criança e cuidadora se divertem no carnaval de Boa Vista (RR) / Crédito: Prefeitura de Boa Vista.