Primeira Área da Infância de Jundiaí promove espaço seguro e lúdico para crianças

A cidade de Jundiaí (SP) inaugurou em abril de 2023 sua primeira Área da Infância, um espaço qualificado de aproximadamente 7 mil m² no entorno da Fábrica das Infâncias Japy que visa oferecer um ambiente seguro e atrativo para as crianças e suas famílias.

Localizada no bairro da Vila Arens, a área une esse equipamento público com uma zona de segurança viária que prioriza a mobilidade ativa. Além disso, o espaço é composto por elementos lúdicos, como brinquedos e estruturas que incentivam a criatividade e o brincar, e por espaços naturalizados ao ar livre, onde as crianças podem desfrutar da natureza de forma livre e lúdica.

Uma das ênfases do projeto foi a melhoria da segurança viária. Crédito: Bruno Batista/WRI Brasil.

O novo espaço foi projetado para priorizar pedestres e ciclistas, com uma ciclofaixa educativa para crianças que estão aprendendo a andar de bicicleta e medidas moderadoras de tráfego. Isso incentiva a mobilidade ativa e cria uma zona calma ao redor da Fábrica das Infâncias Japy.

O processo de criação da primeira Área da Infância da cidade contou com a participação da comunidade local. Para entender melhor as necessidades e desejos das crianças e seus cuidadores, foram realizadas atividades de escuta, incluindo mini expedições pelo local, e aplicação de questionários. Através desse processo, a equipe responsável mapeou as percepções das crianças sobre o território e incorporou suas ideias ao projeto.

O conceito de Área da Infância foi desenvolvido pelo Ateliê Navio, parceiro técnico da Urban95, e deverá se expandir para todos os bairros de Jundiaí. O projeto ainda teve apoio técnico da WRI Brasil.

O que é Área da Infância

Área da Infância é um espaço qualificado, que deve conter um equipamento público de referência e um espaço ao ar livre de contato com a natureza. Nela também é pensada a segurança viária, no caso realizada com urbanismo tático, intervenções temporárias por meio de pinturas e posicionamento de mobiliário que priorizam segurança e incentivam a presença de pedestres e ciclistas. Em Jundiaí, ela é composta por:

  1. Equipamento público: No primeiro projeto, a Fábrica das Infâncias Japy é o equipamento de referência que atende as famílias e as crianças;

    Foto: André Albuquerque/Ateliê Navio.

  2. Elementos lúdicos: Elementos que buscam tornar o espaço mais atrativo para as crianças e incentivem o brincar;

    Foto: André Albuquerque/Ateliê Navio.

  3. Espaços naturalizados: Espaços ao ar livre com elementos da natureza que promovem o brincar ao ar livre de forma criativa e lúdica;

    Foto: André Albuquerque/Ateliê Navio.

  4. Segurança viária: Seguindo as premissas da Política da Criança na Cidade, consiste na aplicação de intervenções que priorizam a segurança viária e incentivam pedestres e ciclistas.

    Foto: André Albuquerque/Ateliê Navio.