Primeiro webinar de 2025 destaca importância de comprometimento político e trocas em rede para construção de cidades para crianças

27/02/2025 Blog

O primeiro webinar Urban95 do ano, “Cidades boas para as crianças”, reuniu cerca de 500 participantes, incluindo prefeitas e prefeitos, gestores e servidores de cidades já integrantes da Rede Urban95 no Brasil e novas cidades que estão aderindo à iniciativa neste ciclo. Realizado em 25 de fevereiro, o encontro destacou como a integração das cidades comprometidas com a primeira infância fortalece e impulsiona a implementação de políticas públicas eficazes.

Não conseguiu participar? Assista aqui.

Entorno escolar seguro do Jardim Aeroporto, em Mogi das Cruzes (SP). Foto: Lethicia Galo

A conversa foi aberta pela diretora de programas da Fundação Van Leer (FVL), Rushda Majeed, e pela a representante da FVL no Brasil, Claudia Vidigal, que receberam cidades que são referência para a rede. “O Brasil precisa de mais gestores públicos comprometidos com a primeira infância”, enfatizou Claudia. Rushda ressaltou que a iniciativa Urban95 é um movimento global que investe nas cidades por entender que essa é a melhor forma de impactar o maior número possível de famílias e crianças: “Com nossos parceiros e todo o trabalho árduo que acontece nas cidades, conseguimos avançar e esperamos continuar com vocês nessa caminhada”.

Bons exemplos de cidades que trabalham em rede

Prefeitos e gestores municipais compartilharam experiências e enfatizaram o papel fundamental da Rede Urban95 no desenvolvimento de iniciativas voltadas à primeira infância em seus territórios.

O prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique, destacou como famílias com crianças na primeira infância têm sido priorizadas nas políticas desenvolvidas pelo município. Ele enfatizou a importância de investir nessa fase para reduzir desigualdades e afirmou que a colaboração entre cidades na Rede Urban95 tem sido decisiva para o sucesso das políticas locais. “Conseguimos avançar bastante e isso foi fruto de um trabalho muito grande da nossa equipe e da atuação em rede”, disse.

A prefeita de Benevides (PA), Luziane Solon, apresentou as políticas de desemparedamento da educação infantil da cidade e o programa Primeiro Afeto, que oferece acompanhamento integral a grávidas, mães e crianças até os dois anos de idade, com ações em saúde, educação, assistência social e outras áreas. “Para que esses programas se tornassem realidade, tivemos muitas trocas com outras cidades, como Boa Vista, Jundiaí e outras”, contou, ressaltando a importância das trocas proporcionadas pela rede.

Já a prefeita de Jarinu (SP), Débora Prado, destacou a importância da vontade política para transformar a realidade das crianças. “O compromisso com a primeira infância precisa nascer no coração do gestor. Priorizar essa agenda é uma decisão política fundamental.” Ela também citou a criação do Receituário do Brincar, iniciativa do município que insere nas prescrições médicas das crianças atendidas na rede municipal de saúde recomendações lúdicas e saudáveis, como brincar ao ar livre, explorar a natureza e evitar o uso excessivo de telas.

O prefeito de Recife (PE), João Campos, participou por meio de um vídeo e apresentou a Caderneta da Criança Digital, uma iniciativa que integra dados sobre saúde, vacinação, educação, assistência e desenvolvimento infantil do nascimento aos dez anos de idade, além de fornecer suporte às gestantes desde o pré-natal. O secretário de educação do município, Fred Amancio, destacou outras ações da cidade. “A gente faz uma oficina para que todos os secretários entendam que cada política pública, se tiver uma família que vai ser atendida por ela, se tem uma criança na primeira infância, essa família é prioridade. A gente usa isso na regularização fundiária, na garantia de vagas de escola, no atendimento de saúde, de assistência social. [A primeira infância] sempre é prioridade”, reforçou.

O coordenador de primeira infância de Mogi das Cruzes (SP), Cláudio Rodrigues, ressaltou que o apoio da Urban95 foi essencial na estruturação de um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) com metas claras para a melhoria de vida das crianças na cidade. Ele também mencionou iniciativas como a transformação de uma área com três equipamentos públicos no bairro do Jardim Aeroporto, incluindo creches, em um entorno escolar seguro que convida ao brincar livre e fortalece os laços comunitários. “Nada disso seria possível sem o apoio da Rede Urban95, dos parceiros técnicos e das demais cidades que compartilham conhecimento e experiências”, pontuou.

União por cidades mais acolhedoras para crianças

Encerrando o encontro, o professor e especialista em educação infantil, direito da criança e políticas públicas da primeira infância, Vital Didonet, trouxe uma reflexão sobre o impacto profundo que a colaboração entre cidades tem gerado. Para ele, as trocas proporcionadas pela rede mudam a vida das crianças e essa transformação se reflete também nas pessoas envolvidas no programa.

“Vejo alegria no rosto das pessoas aqui. E isso deve ser porque elas não são meras executoras de um conjunto de ações que humanizam as relações entre crianças e cidades. Elas se reencontram com sua criança interior e veem que as crianças que atendem com essa política estão de mãos dadas com a criança que foram ou gostariam de ter sido”, destacou.

Assista ao webinar na íntegra: