Tomada de decisões com base em dados

Coletar dados sobre crianças pequenas e seus cuidadores em cada bairro e usá-los para melhorar a alocação de recursos e facilitar a coordenação entre os diferentes setores.

Com dados em mãos, gestores podem melhorar a alocação de recursos, a governança e a integração de ações que beneficiem a experiência das crianças pequenas e seus cuidadores nas cidades.

A Urban95 acredita que a coleta de dados, a identificação de padrões e a análise de informações locais podem apoiar a gestão pública e a sociedade na construção de boas políticas públicas voltadas para a primeira infância. As administrações locais, por sua vez, dispõem de cada vez mais dados para decidir como fornecer serviços urbanos mais eficientes e fortalecer as relações com as populações a que atende.

Uma iniciativa que se baseia em dados disponibiliza informações de qualidade às pessoas certas e no momento adequado para o planejamento público, para que os líderes possam agir com parâmetros objetivos e aprimorar suas ações.

Por que dados?

Dados são muito mais do que números, tendo o poder de invocar conversas decisivas sobre desigualdades territoriais, temas de prioridade para a população e a distribuição dos orçamentos, entre outros.

Uma boa governança baseada em dados pode direcionar os esforços locais para atender à população mais vulnerável do município e sinalizar alertas de risco, garantindo o atendimento integral das crianças, sem deixar ninguém para trás.

Valorizando escolhas apoiadas em informações verificáveis e consistentes, podemos avançar na direção de cidades mais democráticas, acessíveis e seguras para os bebês, crianças e todos nós.

Transparência e dados abertos

Uma das estratégias aplicadas pelas cidades para a boa gestão dos dados é o desenvolvimento de um sistema ou plataforma que reúne números e indicadores locais, de forma que possam ser monitorados por gestores e comunidade.

É importante reforçar a presença constante e a vigilância da sociedade civil sobre a produção e análise dos dados, garantindo que políticas e programas desenvolvidos nas cidades estejam atendendo às suas demandas e prioridades.

Uma ferramenta para compartilhar dados em um formato acessível pode ser usada para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mudança, avaliar os progressos, promover o aprendizado, a responsabilização e comunicar informações.

Dados abertos e primeira infância

São muitos os benefícios do uso de dados para fortalecer as políticas favoráveis ​​à infância. Eles ajudam as cidades a priorizarem políticas e programas, encorajar a colaboração interna, fortalecer a voz das crianças e informar as decisões públicas sobre investimentos e o planejamento.

Permitem que a gestão dedique sua atenção a objetivos específicos e, quando publicados abertamente, também promovem transparência e responsabilidade social.

Políticas para uma cidade das crianças

Sem dados completos, oportunos e precisos, é limitada a capacidade dos gestores de fazerem escolhas bem embasadas. Por outro lado, a tomada de decisão bem informada pode elevar os níveis de precisão das estratégias da gestão, gerando resultados mais satisfatórios e consistentes.

Frente aos grandes desafios que cercam as cidades brasileiras, seu grande número e diversidade de características, apenas com dados territoriais precisos conseguiremos avançar no sentido da igualdade social, econômica e de oportunidades para nossas crianças.

Boas práticas em tomada de decisões baseada em dados

Conheça algumas ideias inspiradoras que cidades pelo mundo estão desenvolvendo para incluir o uso de dados no desenvolvimento de projetos e políticas locais que tenham bebês e crianças como foco.