Notícias e artigos
21.12.2021
A importância de brincar com elementos da natureza na primeira infância
Brincar na natureza é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, pois são ambientes livres e instigantes, propícios ao aprendizado e ao desenvolvimento da linguagem. Esse contato com elementos da natureza apoia todos os marcos de uma infância saudável – imunidade, memória, capacidade de aprendizado, sociabilidade e disposição física. Pesquisa do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana e da Sociedade Brasileira de Pediatria, aponta ainda que esses benefícios são mútuos: assim como as crianças precisam da natureza, a natureza precisa delas.
É brincando ao ar livre que as crianças aprendem sobre o mundo, inclusive sobre a importância de cuidar e preservar seus ambientes. A natureza também estimula relações sociais e de vizinhança mais vibrantes, pois podem se tornar espaços de convivência, lazer e brincadeiras. Para as crianças, o brincar na natureza é importante para a criatividade em formação, especialmente para aquelas crianças que estão crescendo em grandes centros urbanos.
Os elementos da natureza ajudam as crianças a criarem um senso de autorregulação e gerenciamento de riscos, estimulam a prática de atividade física, combatendo a obesidade e outros problemas, assim como influencia positivamente a redução dos sintomas de condições comuns hoje em dia, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. São inúmeros os benefícios para a saúde geral dos bebês e crianças pequenas, com consequências diretas e indiretas para pais e cuidadores.