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      01.09.2021
      A importância do Cuidador no desenvolvimento da primeira infância
AS INFLUÊNCIAS MAIS PODEROSAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: PAIS E CUIDADORES
Cantar, brincar e contar histórias
Interações verbais com bebês e crianças pequenas beneficiam profundamente o desenvolvimento integral Quando pais e outros cuidadores conversam, cantam e brincam com seus bebês, eles os ajudam a construir um cérebro saudável e programado para aprender e interagir com os outros. Estudos mostram que um cuidado afetuoso, estimulante e responsivo é um dos melhores indicadores de que essas crianças serão bem-sucedidas na escola e adultos mais felizes e mais saudáveis. Sabemos também, que 15 minutos de leitura diária para bebês e crianças pequenas já tem uma grande e positiva influência em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, assim como o vínculo entre cuidador e criança. 
Contar histórias, cantar e ler criam um importante alicerce para o desenvolvimento socioemocional, assim como para o desenvolvimento da linguagem e para a posterior alfabetização. Responder aos sons, às expressões e aos movimentos das crianças pequenas por meio de conversas chegou a ser relacionado ao QI delas durante a adolescência. Interações verbais podem tomar muitas formas e a alfabetização do cuidador não é condição obrigatória. 
Cuidadores (cuidadora de crianças) podem inventar suas próprias histórias ou contar histórias que conhecem de memória, e observar livros junto com a criança. Falar e cantar para bebês e crianças pequenas também ajuda no desenvolvimento das habilidades socioemocionais: se os pais mencionam e discutem suas emoções e perguntam às crianças como elas estão se sentindo, elas aprenderão a ter consciência de suas emoções e serão mais capazes de controlá-las.
Quando pais e outros cuidadores conversam, cantam e brincam com seus bebês, eles os ajudam a construir um cérebro saudável e programado para aprender e interagir com os outros. Estudos mostram que um cuidado afetuoso, estimulante e responsivo é um dos melhores indicadores de que essas crianças serão bem-sucedidas na escola e adultos mais felizes e mais saudáveis. Sabemos também, que 15 minutos de leitura diária para bebês e crianças pequenas já tem uma grande e positiva influência em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, assim como o vínculo entre cuidador e criança. 
Contar histórias, cantar e ler criam um importante alicerce para o desenvolvimento socioemocional, assim como para o desenvolvimento da linguagem e para a posterior alfabetização. Responder aos sons, às expressões e aos movimentos das crianças pequenas por meio de conversas chegou a ser relacionado ao QI delas durante a adolescência. Interações verbais podem tomar muitas formas e a alfabetização do cuidador não é condição obrigatória. 
Cuidadores (cuidadora de crianças) podem inventar suas próprias histórias ou contar histórias que conhecem de memória, e observar livros junto com a criança. Falar e cantar para bebês e crianças pequenas também ajuda no desenvolvimento das habilidades socioemocionais: se os pais mencionam e discutem suas emoções e perguntam às crianças como elas estão se sentindo, elas aprenderão a ter consciência de suas emoções e serão mais capazes de controlá-las.
