Notícias e artigos
22.02.2022
Cantar, dançar e brincar: a importância da música na primeira infância
Desde que nascem, as crianças exploram o mundo com o seu corpo por meio dos seus sentidos e gestos e, assim, estabelecem relações e se expressam. Quando cuidadores introduzem desde a primeira infância linguagens como a música e a dança, crianças têm a oportunidade de produzir conhecimento sobre si e sobre o outro, entrelaçando corpo, emoção e linguagem.
Em casa, desde quando o bebê está dentro da barriga, ele é capaz de identificar a voz da mãe, e as canções cantadas durante esse período são capazes de estreitar o vínculo materno.
Depois do nascimento, ao cantar, embalar e fazer brincadeiras com o movimento e a dança, cuidadores estimulam formas primárias de comunicação que simultaneamente incentivam a aquisição da linguagem e o desenvolvimento da sensibilidade musical.
Mas, para que isso aconteça e a música entre no universo do aprendizado de uma criança, não é necessário possuir instrumentos musicais elaborados. As canções de ninar, cantigas de roda, os instrumentos de brinquedos e as músicas inventadas já contribuem para o desenvolvimento das crianças.
Ao longo da vida, o hábito de cantar pode deixar as atividades cotidianas mais leves e divertidas. Recordar cantigas antigas ou inventar músicas novas pode estimular a criatividade, a memória, movimentos e grandes sorrisos.
Ao ingressar na Educação Infantil, crianças pequenas têm acesso sistemático ao universo da música na primeira infância. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões por meio de diferentes linguagens.
No cotidiano da instituição escolar, crianças devem ter acesso a diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas e vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual.
É importante destacar que explorar som, ritmo, melodia, harmonia e movimento irá significar a descoberta e a vivência da riqueza de sons e movimentos que são produzidos a partir do corpo de cada um. A musicalização na escola é um conjunto de atividades que visa à sensibilização, e que busca ampliar os conhecimentos musicais da criança. Contribui para a socialização, alfabetização,, capacidade inventiva, coordenação motora, raciocínio lógico e matemático e estética.