Prefeitura de Fortaleza celebra o Dia das Crianças com a inauguração de seu segundo parque naturalizado
A inauguração do micro parque Seu Zequinha marcou o 12 de Outubro na capital Fortaleza, que conta agora com mais uma oferta de área verde para bebês, crianças e famílias. Além de um espaço de lazer e descanso, “bolhas verdes” como esta ajudam a amenizar as temperaturas nas cidades, incentivam a biodiversidade, a ocupação do ambiente público e o estreitamento das relações comunitárias, mostrando como iniciativas de escala local podem beneficiar a todos.

Para a inauguração, uma grande bolha cinza foi colocada entre os brinquedos do parque, uma instalação que denuncia a urgência climática e a necessidade de que a redução dos níveis de poluição se torne uma agenda de todos. Sabemos que seus impactos sobre a saúde e o desenvolvimento infantil são maiores do que entre adultos, e afetam até mesmo aqueles que ainda não nasceram. Combater a poluição é urgente para que as crianças tenham boas condições para seu desenvolvimento integral.

Por um brincar livre e natural
Os parques naturalizados trazem para os espaços mais ocupados por bebês, crianças e cuidadores, recursos naturais que incentivam o brincar livre e em contato com a natureza, elementos férteis para o desenvolvimento infantil. Seu conceito resgata a conexão com a natureza e suas tantas possibilidades de interação, exploração e descobertas, com mobiliários e estruturas que levam em conta as necessidades das crianças de várias idades, desenhos mais educativos, instigantes e que incentivem intervenções criativas e a interação. Troncos, galhos e a própria vegetação dos terrenos abrem possibilidades de convívio e brincadeira, com infinitos movimentos e desafios adequados a cada idade, de forma que não representem riscos reais para a segurança das crianças. Para a comunidade, os parques naturalizados são um convite à ocupação das cidades e um lembrete sobre a importância do contato com a natureza, além de uma forma simples e econômica de ampliar a rede de áreas verdes urbanas, melhorando a qualidade do ar e o bem-estar ambiental para todos. Para implantação dos micro parques de Fortaleza foram realizadas escutas com crianças e seus cuidadores, processo que trouxe novas ideias e sugestões de melhoria. A cidade contou ainda com a aplicação do recurso-semente da iniciativa Urban95.Uma rede verde para Fortaleza

