No mês em que se celebra a primeira infância, Recife (PE) inaugurou sua segunda Praça da Infância, dentro do Compaz Miguel Arraes, no bairro da Madalena. Com 490 m², a praça recebeu novos passeios, pisos, rampas, sistema de drenagem, paisagismo e comunicação visual e, é claro, muitos brinquedos, como escorregadores, estruturas de escalada, balanços e mobiliários naturalizados.
O projeto foi desenvolvido com a colaboração ativa das crianças frequentadoras do Compaz, que foram ouvidas pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana durante a fase de planejamento. Os pequenos expressaram suas preferências por brinquedos para “pular”, “girar”, “equilibrar” e “escalar”. As obras foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
Praças da Infância pela cidade
Na inauguração da praça, em 3 de agosto, o prefeito João Campos destacou a importância de criar espaços públicos de qualidade com foco na primeira infância: “Quando a gente pensa na criança, a gente está pensando no futuro, pensando em alguém que precisa ser acolhido e ter oportunidade. É preciso equipamento adequado à criança.”
Esta é a segunda Praça da Infância inaugurada no Recife. A primeira foi entregue em março de 2022, no bairro da Encruzilhada. A Prefeitura tem trabalhado na criação desses espaços a partir de uma metodologia que pode ser replicada em toda a cidade, com soluções específicas que estejam em sintonia com o seu entorno. Confira no Manual para Praças da Infância de Recife.