A população do bairro Sumaré, em Sobral (CE), ganhou um Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (P.BAPI). Lançado no dia 9 de maio, o documento organiza a criação de um ambiente urbano que favoreça o desenvolvimento saudável e seguro de bebês e crianças, oferecendo suporte adequado aos cuidadores e promovendo a inclusão e o bem-estar da comunidade. No dia do lançamento, foi entregue à população uma cartilha com o objetivo de divulgar e explicar em linguagem acessível o que é e para que serve o plano.
O P.BAPI do Sumaré foi elaborado a partir de atividades técnicas e participativas realizadas entre setembro de 2022 e dezembro de 2023, envolvendo diversos setores municipais e a sociedade civil, incluindo o engajamento ativo das crianças, e com base nos Guias BAPI. Nesse período, intervenções de urbanismo tático foram implementadas para que as pessoas pudessem experimentar, mesmo que de forma preliminar, as ações concretas planejadas para o território, permitindo também avaliar a eficácia das diretrizes do projeto.
O Plano foi desenvolvido pela prefeitura da cidade, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), por meio da iniciativa Urban95. Envolveu as secretarias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA); Trânsito e Transporte (SETRAN); Educação (SME); Infraestrutura (SEINFRA); Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL) e a Agência Municipal do Meio Ambiente, e teve consultoria do LabRua, do Coletivo Ponto e parceria da Faculdade Luciano Feijão. Acesse o Plano e outros documentos que orientaram sua elaboração no site da Seuma.