Terceira Praça da Infância é inaugurada em Recife

Inaugurada no bairro de San Martin, a Terceira Praça da Infância do Recife (PE) já é um verdadeiro sucesso entre as crianças e a comunidade. O novo espaço tem mais de 3 mil m² de área e conta com cama elástica, piso com textura, escorregadores, balanços e uma área de convivência coberta, combinando elementos da natureza e da tradição cultural da cidade.

Além das novas instalações, a praça recebeu melhorias de drenagem, acessibilidade, iluminação, segurança, paisagismo, sinalização e ganhou novos passeios.

Crianças brincam nos mobiliários naturalizados durante inauguração da Terceira Praça da Infância do Recife (PE). Fotos: Wagner Ramos/PCR

O projeto da praça é um exemplo de como a gestão pública pode envolver a comunidade na tomada de decisões. Antes do início das obras, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana da cidade realizou entrevistas e oficinas de cocriação com crianças e adultos da região. Isso resultou na concepção de um espaço que atende às necessidades e desejos da comunidade.

Presente na inauguração, que aconteceu no último 23 de setembro, o prefeito João Campos comentou a importância do novo espaço: “Quando falamos na Praça da Infância, é pensando na concepção que parte da premissa de cuidar dessa criança. Se cuidamos delas, cuidamos de todo mundo”.

A Praça da Infância de San Martin é a terceira da cidade. A primeira fica no bairro da Encruzilhada e a segunda no Compaz Miguel Arraes

A prefeitura do Recife está empenhada em investir em espaços públicos de alta qualidade para as crianças e anunciou a construção 10 Praças da Infância em diferentes regiões da cidade, seguindo a metodologia do Guia de Princípios para Remodelação de Praças, publicação desenvolvida pelo Estúdio +1 e Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), na parceria com a Fundação Van Leer.

A primeira e a segunda praça já foram entregues este ano.