Confira como foi o webinar “Escolas e entornos verdes: caminhos sustentáveis para cidades resilientes”

Como o contato com a natureza pode transformar as infâncias e o futuro das cidades? Esse foi o ponto de partida do webinar realizado pela Rede Urban95 no dia 27 de maio, que reuniu quase 200 participantes de diferentes regiões do Brasil para uma conversa inspiradora com Isabel Barros (Instituto Alana), Eduarda Aun (GDCI) e Lea Tiriba (Unirio) sobre desenvolvimento infantil, natureza e resiliência climática.

Claudia Vidigal, representante da Fundação van Leer no Brasil, abriu o encontro cumprimentando os participantes e destacando a importância do debate:

“Um encontro com parceiros de longa data e com gente que nos inspira há tanto tempo a olhar para as cidades e para o território como um território que pode sim ser favorecedor do desenvolvimento pleno.”

Isabella Gregory, coordenadora da Rede Urban95 no Brasil deu início à discussão central do encontro:

“Hoje vamos mergulhar numa pauta que conecta duas urgências do nosso tempo: o direito das crianças a uma cidade mais verde, acessível e cuidadora, e o desafio real e crescente das mudanças climáticas nas cidades.”

Para quem perdeu, o webinar na íntegra está disponível em nosso canal no Youtube.

Confira os principais momentos do encontro:

43,5% das escolas de educação infantil não têm área verde – Isabel Barros (Instituto Alana)

Engenheira florestal e pesquisadora do Instituto Alana, Isabel Barros apresentou os resultados da pesquisa inédita O acesso ao verde e a resiliência climática nas escolas das capitais brasileiras, feita em parceria com o Fique Sabendo.

“A gente vem vendo uma aceleração no fechamento de escolas, perda de dias de aulas, dificuldades de aprendizado em diversas regiões por impactos relacionados à seca, poluição, deslizamentos”.

O cenário apresentado reforça a urgência da criação de políticas públicas voltadas para aproximar a comunidade escolar de espaços verdes.

>> Assista à apresentação da Isabel

>> Acesse a pesquisa O Acesso ao Verde e a Resiliência Climática nas Escolas das Capitais Brasileiras

Experiências internacionais e aplicação local – Eduarda Aun (GDCI)

A arquiteta e urbanista Eduarda Aun compartilhou práticas do programa Streets for Kids, da Global Designing Cities Initiative, que já inspiram transformações em cidades brasileiras.

“Um bom lugar para começar [a mudança de paradigmas] é ao redor de escolas. Esses são lugares-chave por serem muito importantes para as comunidades e por exercerem grande influência sobre as escolhas que as pessoas tomam no seu deslocamento, além de serem estratégicos para desencadear mudanças maiores nas cidades. Existe uma maior abertura das pessoas para intervenções que acontecem ao redor de escolas.”

>> Assista à apresentação da Eduarda

A importância de escolas integradas à natureza – Léa Tiriba (Unirio)

A professora Léa Tiriba trouxe reflexões sobre como as escolas podem ser espaços de vivência ecológica, integrando crianças e comunidades aos territórios naturais:

“Se apostarmos numa relação pedagógica das crianças com as comunidades, na inserção das crianças nos territórios, não apenas aprisionadas nos espaços das escolas, cada bairro, cada quintal, cada escola pode se constituir como território de vivência, vivência de valores, de princípio, no sentido maior em alimentar os laços com a vida.”

>> Assista à apresentação da Lea

>> Acesse o artigo (Sobre)viver e educar nas cidades: apontamentos pós-tragédia ambiental no sul brasileiro

Este foi o segundo webinar da Rede Urban95 em 2025, e ainda temos mais dois encontros programados até o fim do ano. Esses momentos de troca são fundamentais para refletirmos sobre os desafios e caminhos possíveis para a primeira infância nas cidades brasileiras.

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