Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

O Plano Municipal pela Primeira Infância é muito importante para as cidades que queiram se desenvolver objetivando o cuidado com as pessoas desde os seus primeiros anos de vida. Para fazer um plano como esse, foi desenvolvido e publicado um guia completo. Saiba mais sobre ele!

O que é o guia?

O Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância é uma ferramenta prática que conta com diversas informações importantes. Criado pela Rede Nacional Primeira Infância, o guia foi feito a partir da campanha “Criança é Prioridade” e teve como parceira a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 

Para que ele serve?

O guia serve como instrumento prático para que prefeitos e prefeitas possam realizar a busca de informações, orientações e diretrizes ligadas à criação do Plano Municipal pela Primeira Infância em cidades de todo o país.

A partir desse guia, é possível obter orientações sobre o roteiro, participação das crianças, recursos financeiros, comunicação, monitoramento, entre outras informações pertinentes para ajudar os municípios a criarem o Plano Municipal pela Primeira Infância.

Qual é a importância de um guia como esse?

Muitos cargos de liderança do nosso país ainda não têm o conhecimento necessário sobre o quão fundamental é pensar e agir para que a primeira infância seja priorizada.

A partir disso, a grande importância do Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância não diz respeito somente às informações práticas que ele traz, mas também como forma de inspirar e conscientizar o governo e a sociedade civil sobre a importância desta pauta.

Como os prefeitos podem usar o material?

Os prefeitos podem usar o Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância como um passo a passo para criar ou aprimorar planos já existentes nas cidades. 

Com o guia (Plano Municipal da Primeira Infância), eles podem entender como o plano traz diversos benefícios para a cidade bem como conseguem entender, com facilidade, como proceder desde o início da implementação até a análise final dos resultados.

Principais pontos abordados no guia

Os principais pontos do Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância são:

  • A importância dos cuidados na primeira infância;
  • Os benefícios que a cidade ganha ao elaborar o plano;
  • Roteiros e ideias para elaboração do plano;
  • Participação das crianças;
  • Recursos financeiros; entre outros.

Todos os pontos estão divididos em capítulos, e o material completo pode ser acessado por meio deste link.

Conheça a Urban95

A Urban95 faz parte da Fundação Bernard Van Leer, que trabalha com profissionais especializados em planejamento, urbanismo, design, entre outros. Os profissionais atuam lado a lado com autoridades municipais para fazer com que os espaços das cidades fiquem muito mais adequados para as crianças, especialmente na primeira  infância.

Instituto Cidades Sustentáveis

O Instituto Cidades Sustentáveis funciona como uma série de ações que são utilizadas para promover a sustentabilidade urbana. Isso é feito com foco nas principais vertentes de uma cidade: a social, ambiental, política, econômica, cultural, entre outras. 

Prefeitos e prefeitas do nosso país podem aderir a esse plano para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades. Além disso, o programa é um importante aliado na gestão municipal, fazendo com que a inclusão do Plano Municipal pela Primeira Infância tenha ainda mais êxito.