Bem-estar para a primeira infância: uma janela de oportunidades para o futuro

23/02/2022 Blog, Primeira infância

A Urban95 trabalha para aprimorar o bem-estar de crianças e de seus cuidadores e fomentar um desenvolvimento infantil saudável

Como um momento crucial para o desenvolvimento humano, a primeira infância é uma janela de oportunidades para criar pessoas mais humanas, com pleno desenvolvimento social e inclusão econômica, além de cidadãos ativos e engajados na comunidade. Dessa forma, investir em bebês e crianças deve ser uma prioridade de toda a sociedade, dos gestores públicos e políticos aos empresários e instituições privadas. 

Sabemos também que apoiar o bem-estar dos pais e cuidadores de bebês e crianças pequenas é muito importante para reduzir suas fontes diárias de estresse, aumentar seu acesso a serviços e espaços públicos, além de incentivar estímulos apropriados e hábitos importantes para o desenvolvimento infantil, como ler, cantar e contar histórias para os pequenos. Melhorar a consciência sobre como encorajar e apoiar o aprendizado das crianças é um pilar importante do cuidado com a primeira infância. 

Outra forma de criar melhores condições de bem-estar da criança na primeira infância é oferecer a ela espaços de convivência e aprendizagem que sejam convidativos ao desenvolvimento e que não ofereçam riscos à sua saúde e integridade física. Cidades seguras são mais atrativas para bebês, crianças pequenas e famílias, assim como ruas mais iluminadas, calçadas largas e sinalizadas e serviços de qualidade e próximos.

Planejamento e desenho urbano family-friendly

Cidades que conseguem incorporar a perspectiva dos 95 cm tendem a ser mais saudáveis e agradáveis para todos

Bebês, crianças pequenas e as pessoas que cuidam deles geralmente são invisíveis para os elaboradores das políticas públicas e para os urbanistas, que não os veem como beneficiários dessas políticas, planejamento e design urbano. É por isso que a Urban95 trabalha para garantir que as necessidades e o bem-estar das crianças e famílias sejam atendidos por meio do planejamento, design das cidades e da regulação de seus espaços, uso da terra, infraestruturas e serviços.

A qualidade do ar e a dificuldade de acesso à natureza no ambiente urbano são alguns dos fatores que afetam a saúde e o bem-estar de crianças pequenas e seus cuidadores. Esses são temas importantes para que se priorize o investimento nas cidades, pois trazem a urgência de um período da vida em que o ambiente tem grande influência sobre o seu bem-estar e pleno desenvolvimento.

As cidades Urban95 vêm realizando uma série de projetos e intervenções estratégicas para tornar o ambiente urbano mais lúdico e convidativo para as crianças, mas também mais seguro, de forma que os cuidadores se sintam confortáveis em circular com suas crianças. Intervenções em calçadas, muros e áreas com grande circulação de crianças são algumas das ideias para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da criança. 

Ideias para ação da Urban95 

Com base nos aprendizados obtidos por meio das iniciativas da Urban95 em todo o mundo, a publicação Urban95 Starter Kit foi criada como um ponto de partida para ajudar as cidades a entenderem o valor de investir na primeira infância e também nas pessoas que são responsáveis por crianças, além de fornecer ideias e orientações práticas para promover a qualidade de vida e o bem-estar das crianças que vivem em cidades. Confira aqui.