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Para inspirar e ajudar gestores municipais a entenderem a importância de investir na primeira infância, a Rede Urban95 Brasil disponibiliza materiais de apoio, com ideias e exemplos de boas práticas no mundo. Faça o download gratuitamente.

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O jogo como ferramenta – Boas práticas urbanísticas para a primeira infância brasileira

Em formato lúdico, próprio para atividades que envolvam crianças, o jogo também pode ser usado com gestores públicos e organizações que buscam encontrar soluções para os problemas associados à primeira infância. A brincadeira propõe trazer novos atores para participar do planejamento e da escolha de soluções para seu território.

Caderno com instruções >> 
As cartas do jogo >>
Ficha síntese >>
O tabuleiro >>

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Desenhando ruas para crianças

Este guia captura as melhores práticas, estratégias, programas e políticas internacionais que as cidades ao redor do mundo têm usado para projetar espaços que permitem que crianças de todas as idades e habilidades utilizem o bem mais abundante das cidades – as ruas. Nele, há recomendações de design e estudos de caso que destacam ruas seguras, agradáveis e inspiradoras para crianças e cuidadores. A publicação é uma iniciativa da Global Designing Cities Initiative (GDCI).

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Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público

Esta publicação do Criança e Natureza, programa do Instituto Alana, apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público das cidades de Griesheim e Brühl, na Alemanha, que levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O guia detalha etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos, que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar.

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Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância

Com o objetivo de explorar a relação e o impacto que a mobilidade urbana tem sobre o desenvolvimento e a qualidade de vida da primeira infância, o Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP) realizou um estudo no município de Recife (PE), com o apoio da Fundação Bernard van Leer e o suporte da Secretaria de Planejamento e Gestão de Recife (SEPLAG/PCR). O material traz recomendações específicas para Recife, mas também sugestões gerais para outras cidades brasileiras que desejam avançar no tema.

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Guia para pontos de ônibus que acolhem a primeira infância

Este guia procura apoiar, de forma simples, os gestores públicos e urbanistas a implementarem intervenções eficazes nos pontos de ônibus e seus entornos, garantindo segurança, conforto, interação social e inspiração para as crianças, seus cuidadores e todos os cidadãos.

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