Guia para pontos de ônibus que acolhem a primeira infância
Este guia procura apoiar, de forma simples, os gestores públicos e urbanistas a implementarem intervenções eficazes nos pontos de ônibus e seus entornos, garantindo segurança, conforto, interação social e inspiração para as crianças, seus cuidadores e todos os cidadãos.
Caderno de ferramentas: soluções de primeira infância em espaços públicos e modos ativos de deslocamento em Aracaju
Publicação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), esse trabalho tem como objetivo propor ao poder público estratégias e ferramentas capazes de direcionar o desenvolvimento de desenhos urbanos e ações comunitárias que considerem a primeira infância como norteadora dos projetos. No intuito de tecer realidades possíveis, o material surge de especificidades locais expressadas no cenário da maioria das cidades brasileiras.
Acesso para bebês, crianças pequenas e pessoas cuidadoras
Esta publicação é a base bibliográfica do curso Mobilidade e acesso para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, disponível na plataforma do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Dividido em três módulos e voltado para planejadores urbanos, o curso mostra possibilidades de intervenções urbanas e no sistema de transporte que facilitam o direito à cidade para a primeira infância e sua rede de apoio. Conteúdo em português e inglês.
Sumários executivos “Por um método de escuta sensível” e “Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas”
Entre 2018 e 2020, os consultores Ana Cláudia Leite e Gandhy Piorski ouviram crianças das cinco regiões do Brasil para entender como elas enxergam a natureza e o que pensam de temas relacionados a mudanças climáticas, como poluição e desmatamento. O resultado pode ser conferido nas publicações Por um método de escuta sensível das crianças, que apresenta a metodologia da pesquisa, e Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas, que traz as produções e narrativas das crianças que dialogam com a questão ambiental.
Ver publicação Por uma Escuta Sensível >>
Ver publicação Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas >>
Cidade que brinca
O projeto Criança Fala, realizado entre 2015 e 2017 no bairro do Glicério, em São Paulo (SP), foi uma experiência de construção da cidade a partir da perspectiva diversa e única das crianças. Neste livro, escrito pela socióloga Nayana Brettas e com prefácio de Francesco Tonucci, são compartilhadas metodologias e aprendizados sobre o projeto, e como é possível construir uma cidade mais amigável para crianças a partir de seus próprios olhares.