As 5 dimensões da Primeira Infância

O Instituto da Infância (IFAN), sob o Projeto Plano Primeira Infância (projeto pela Primeira Infância), promoveu a formação dos municípios da Rede Urban95, com o objetivo de subsidiá-los na construção ou realinhamento do Plano Municipal Primeira Infância (PMPI).

O teor do encontro partiu da perspectiva técnico, político e operacional para essa construção, cujos temas são: 1) As 5 dimensões do desenvolvimento infantil; 2) Plano Nacional da Primeira Infância; 3) Marco Legal Primeira Infância e 4) A importância das parcerias para o investimento no desenvolvimento infantil.

O seminário, que ocorreu em 11/03, contou com a participação da Professora Gabriela Buccini, da Universidade de Nevasca, EUA, em que expôs o modelo da nutrição do cuidado, como resultado de uma série produzida pela Revista Lancet sobre o desenvolvimento infantil.

Numa perspectiva para a ação, foi apresentado as 5 dimensões do desenvolvimento infantil: saúde; nutrição; cuidado responsivo; segurança e proteção e aprendizagem inicial. Também enfatizou-se as 5 estratégias para a construção dos PMPIs: 1) Liderar e investir; 2) ter foco nas famílias; 3) Fortalecer os serviços; 4) Monitorar o processo; 5) Implementar em escala e inovar.

Para a promoção de uma sociedade justa não se pode perder o foco nos dados e informações. Gabriela recomendou o monitoramento e chamou a atenção para a diversidade das infâncias em cada território, além de destacar que “quando cuidamos da criança estamos cuidando de todos os ciclos de vida”

Para saber mais assista a aula completa no YouTube da Rede Urban95.