Para ouvir: Como a primeira infância tornou-se tema transversal na prefeitura de Fortaleza

Novo episódio do podcast do Instituto Cidades Sustentáveis traz uma conversa com o secretário da Conservação e Serviços Públicos e a primeira-dama da cidade.

O Secretário Municipal da Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Luiz Alberto Aragão Saboia, e a primeira-dama da cidade, Carol Bezerra, contam como a capital do Ceará tornou-se referência no Brasil em infância em participação no episódio #005 do podcast Futuros Urbanos.

Uma das 14 cidades que integram a Rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis (Instituto Cidades Fortaleza), Fortaleza tem planejado e executado projetos considerando as necessidades da primeira infância.

Quando pensamos em políticas públicas municipais para a primeira infância, normalmente lembramos das questões básicas, ligadas à creche, uniformes, alimentação, que costumam integrar as pastas de educação ou saúde. No entanto, todas as áreas de desenvolvimento de uma cidade podem partir da perspectiva das crianças.

O secretário Saboia conta que os gestores foram percebendo as necessidades de pensar nas crianças na execução dos projetos urbanísticos de maneira intuitiva. “Precisávamos promover uma convivência urbana pacífica e sadia, o que necessariamente atrai famílias e para isso, precisamos atrair as crianças. Então, começamos a incorporar elementos específicos para criança na construção de espaços públicos”.

Instituto Cidades Fortaleza

Carol tem participado ativamente de projetos da cidade que envolvam a primeira infância e isso começou com visitas a creches municipais. Depois, ela foi convidada para fazer uma formação em Harvard, nos Estados Unidos, como liderança executiva da primeira infância. A partir daí, voluntariamente, ela começou a se aliar com secretarias para desenvolver iniciativas. Diante dos desafios, a formação dos agentes públicos foi importante para o avanço do tema.

“A intersetorialidade talvez tenha sido o aspecto mais difícil de construir, porque a criança é um ser integrado e não posso olhar para ela separada das pastas”, conta Carol Bezerra. “Atualmente, em toda reunião governamental a primeira infância está em pauta e fomos a primeira capital a concluir a criação do Plano Municipal para a Primeira Infância”.

Sobre Futuros Urbanos

Disponível nas principais plataformas digitais, o podcast Futuros Urbanos, do Instituto Cidades Sustentáveis, aborda além dos problemas das cidades, compreendendo as desigualdades sociais, apresentando soluções, e contando histórias de experiências que deram certo e podem servir de inspiração e estímulo. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade e governos locais para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades.