Comunidade de São José, no Caramujo em Niterói (RJ) recebe pinturas interativas em espaços públicos

Em março de 2020, a cidade de Niterói (RJ) foi escolhida para compor a Rede Urban95 e participou da prototipação da campanha “Pé de Infância”, contribuindo com o processo de escutas que subsidiaram o desenvolvimento da proposta. Recentemente, com o acúmulo deste conhecimento, a cidade iniciou um processo de pinturas na Comunidade de São José, no Caramujo, região norte, em espaços do bairro que estavam inativos.

“Quando visitamos o local, vimos crianças ociosas sentadas nas proximidades. Comecei então a pensar em algo para colocar ali”, explica Giselle Brand, coordenadora geral do PRODUIS.(Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social), um programa cujos principais objetivos são a melhoria das condições de urbanização e saneamento ambiental de bairros de baixa renda.

O processo de aplicação do Pé de infância se deu em algumas etapas. Depois de escolher as peças na caixa de ferramentas, a equipe do PRODIUS digitalizou as imagens para vetorizar e escalonar as peças nas aplicações onde seriam feitos os projetos.

“Medimos o local e escalonamos as peças para aplicação nos arquivos digitais em escala real. Foram feitas impressões para que os pintores utilizassem como moldes, garantindo a fidelidade dos projetos. Marcados os esboços, os pintores misturam as tintas especiais e foram produzindo os tons próximos às peças da caixa de ferramenta”, relata Giselle.

Para as letras das escadas foram feitos moldes em cartolina aplicadas como uma pintura stencil. “Nas letras e detalhes mais artísticos contratamos um pintor com formação mais artística para arremates finais”, explica.

Além disso, todos os brinquedos da praça da Comunidade de São José foram construídos nas medidas do conceito Urban95, que chama a atenção das pessoas para pensarem e projetarem cidades pela perspectiva de quem tem apenas 95 cm de altura, tamanho médio de uma criança por volta de três anos de idade.

Confira as imagens: