Crato (CE) realiza Planejamento Estratégico do Plano Municipal pela Primeira Infância

06/11/2021 Blog, Primeira infância

O Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância do Crato (CE), cidade que integra a Rede Urban95, está a poucos passos de consolidar seu olhar sobre o que deseja para as crianças de 0 a 6 anos nos próximos dez anos.

Mais de 30 participantes, entre técnicos de secretarias municipais e representantes de organizações da sociedade civil, estiveram presentes no Seminário de Planejamento Estratégico do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) do Crato nos dias 4 e 5 de novembro.

Os servidores da cultura, educação, saúde, assistência social, desenvolvimento agrário, conselho tutelar e de outros setores da administração municipal foram convidados a pensar sobre os desafios que a gestão pública precisa enfrentar para garantir mais qualidade à sua primeira infância.

O Comitê traçou um plano de ação para inúmeros desafios que o município precisa superar, como ampliar o número de vagas na Educação Infantil, melhorar a mobilidade das crianças da zona rural, garantir maior cobertura vacinal, combater a desnutrição e reduzir a taxa de mortalidade infantil

Em declaração ao Portal do Ifan (Instituto da Infância), Ticiana Cândido, secretária de Desenvolvimento Social do Crato, o seminário proporcionou dias muito intensos, de muito aprendizado coletivo. “Contamos com a mediação do Ifan [Instituto da Infância], que vem nos ajudando como um diferencial na construção do nosso Plano Municipal pela Primeira Infância. Esses dois dias deram uma alavancada na construção do nosso Plano”, afirma.

Valorização da Primeira Infância

Não é a primeira vez que o município do Crato se propõe a pensar em uma legislação em prol da primeira infância. Em 2016, por incentivo do Selo Unicef, uma comissão intersetorial formada majoritariamente por entidades da sociedade civil chegou a elaborar um PMPI e aprová-lo no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O servidor Pedro Lucas Juvino, que atua na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) como mobilizador de adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Crato, iniciativa do Unicef) e integrante do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância do município, conta ter participado do processo de criação daquela versão do Plano.

Desta vez, ele espera que as ações previstas pelo Plano não fiquem somente “no papel”. “Me sinto extremamente honrado em participar novamente dessa construção e espero que a gente também consiga executá-la, que o Plano não fique como o anterior, apenas na letra da lei”, compartilhou ao Portal do Ifan.

Com informações do portal Instituto da Infância