Município de Pelotas (RS) apresenta Diagnóstico da Primeira Infância com vistas à construção de seu Plano Municipal pela Primeira Infância

Na última quinta-feira (18), o município de Pelotas (RS) apresentou seu Diagnóstico da Primeira Infância, etapa-base da caminhada pela construção do Plano Municipal pela Primeira Infância. Apresentado em seminário online, o documento foi desenvolvido pelo Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância de Pelotas em parceria com o Instituto da Infância – IFAN, por meio do Projeto Planos Primeira Infância (realização do IFAN com a Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis).

Prefeita de Pelotas durante apresentação online do Diagnóstico da Primeira Infância

O estudo reúne números em indicadores setoriais que se relacionam direta ou indiretamente com a realidade das crianças de 0 a 6 anos da cidade de Pelotas. Os dados nas áreas de saúde, educação infantil, assistência social e outras permitirão ao Comitê Intersetorial identificar os desafios que se impõem à gestão pública no tocante à qualidade de serviços que a mesma oferece à população de primeira infância.

A exposição do Diagnóstico da Primeira Infância foi realizada por representantes das diversas secretarias do município e contou com a audiência de membros do Ministério Público; do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Cristiano Silva; do secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, e da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. A gestora do executivo agradeceu aos parceiros da Rede Urban95 e reafirmou o Diagnóstico como passo fundamental no desenvolvimento de políticas em benefício da primeira infância do município. “Nós precisamos saber onde estamos para poder identificar onde queremos chegar e por que meios queremos chegar. Por isso nós precisamos do diagnóstico e precisamos de todos envolvidos nisso. Vocês veem aqui secretários e equipes de praticamente todas as secretarias da Prefeitura porque essa proposta de governo de cuidar e proteger a infância vai ser uma política transversal que vai envolver a todos”, afirmou a prefeita.

A leitura dos dados sócio-demográficos compilados no documento foi realizada por Jacqueline Dutra, representante da Secretaria Municipal de Saúde e responsável por coordenar as atividades do Projeto Planos Primeira Infância com o Comitê Intersetorial de Pelotas. A técnica agradeceu ao Instituto da Infância pelo suporte e orientação que este vem prestando ao grupo de técnicos e aos colegas de Comitê pela parceria e dedicação empenhadas na elaboração do Diagnóstico.

Neilza Buarque, consultora do Projeto Planos Primeira Infância, comentou a apresentação da equipe e lembrou a próxima fase de trabalho na construção do Plano Municipal pela Primeira Infância de Pelotas: a partir dos dados reunidos, identificar os desafios para a primeira infância da cidade e traçar estratégias e ações que possam vir a solucioná-los ao longo dos próximos dez anos, tempo de vigência do PMPI.