Planejando cidades sob as lentes da primeira infância

O planejamento das cidades sob as lentes da primeira infância é uma forma de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos, afinal, uma cidade boa para crianças é boa para todos. Existem algumas estratégias que visam tornar as cidades mais acessíveis, seguras e com mais mobilidade para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, que raramente têm voz no planejamento, no design e nas políticas urbanas. 

A Rede Urban95 ajuda planejadores de transporte e mobilidade, arquitetos e urbanistas a entender como seu trabalho pode influenciar no desenvolvimento infantil. De maneira importante, também os ajudamos a identificar e a ampliar formas rentáveis de melhorar como famílias com crianças pequenas vivem, brincam, interagem e se movimentam nas cidades. 

Como utilizar as informações entre setores para priorizar os primeiros anos

Os diversos setores do poder público e da iniciativa privada podem se unir para trazer informações importantes sobre o que acontece nas cidades, criando novas estratégias para melhorar os indicadores relacionados à primeira infância. Com dados qualificados em mãos, gestores públicos e sociedade têm subsídios para planejar cidades que apliquem o design family friendly, onde as crianças pequenas possam circular pelas cidades e experimentar ambientes próximos, seguros e com oportunidades de brincar pela cidade 

Mobilidade

A mobilidade é um aspecto muito importante no dia a dia dos cuidadores, das crianças pequenas e dos bebês. Em uma cidade, a locomoção pode se tornar muito difícil, devido à pouca estrutura para que o deslocamento de crianças e cuidadores seja seguro, agradável e realmente proporcione momentos de conexão entre os envolvidos e de aprendizado para os pequenos.

Atualmente, um dia a dia funcional das pessoas com as crianças é composto por idas e voltas da escola, do playground, trabalho, lojas, visitas a parentes, entre outros. Quando esses locais são próximos, é possível fazer tudo isso de forma mais rápida e sem se expor a muitos riscos.

Mais linhas de trens podem ser adicionadas, soluções para passar menos tempo no trânsito podem ser implementadas, ônibus elétricos, ciclovias, entre outras. Calçadas largas, sombreadas e com bancos para descanso ou intervenções lúdicas, travessias de pedestre frequentes e bem sinalizadas também são estratégias urbanas importantes para garantir o acesso dos pequenos às ruas das cidades.

Planejamento e construção de espaços públicos

O planejamento público relacionado à construção e organização de espaços é muito importante no que tange ao impacto que causam na qualidade de vida das pessoas, em especial na primeira infância. A distância entre os lugares frequentados pelos cuidadores, bebês e crianças afeta quanto tempo eles podem ficar com suas famílias, tendo interações de qualidade nos espaços disponíveis.

Com um trabalho focado nas crianças pequenas, é possível trazer uma experiência melhor para todas as pessoas. Espaços públicos e transporte que considerem o design para o cuidado tendem a promover a qualidade de vida e o bem estar de todos que vivem nas cidades, com a criação de novas áreas verdes, espaços de convivência e vias mais seguras.

Quando o poder público se preocupa com a primeira infância criando espaços para fazer pausas, sentar e brincar, não só as crianças se beneficiam. Os pais e cuidadores também conseguem descansar e desenvolver uma relação de afeto e confiança com a criança, mas para isso é preciso pensar na segurança, acessibilidade, conforto e na capacidade dos espaços de oferecerem experiências educativas e lúdicas. 

Além de uma boa infraestrutura para crianças pequenas, bebês e lactantes, também podem oferecer opções criativas para que as crianças possam aprender e desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas. O design centrado na família ajuda as famílias a oferecerem às crianças um bom começo de vida e pode aumentar a resiliência climática da cidade, gerar enormes benefícios econômicos e de outros tipos, e oferecer uma plataforma para investimentos que tendem a unir forças políticas

Crédito da foto: Crianças em parque naturalizado de Alcinópolis (MS).  Crédito: Alicce