Praças e parques para crianças na primeira infância

10/12/2021 Blog, Primeira infância

Os benefícios do brincar ao ar livre para o desenvolvimento infantil 

As características do ambiente social, como habitação, saneamento básico, acesso a transporte público, áreas verdes e segurança, interferem diretamente no desenvolvimento infantil integral. Sabemos que o contato com a natureza interfere positivamente em todos os marcos de uma infância saudável, como o desenvolvimento da criatividade e sociabilidade, melhora da imunidade e do sono e sua capacidade geral de aprendizado. Evidências apontam que são inúmeros os benefícios desse contato para o bem-estar integral dos bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, especialmente quando são visitados com frequência. 

Brincar com elementos naturais estimula a criatividade, proporciona uma variedade de situações que estimulam a autonomia, um aprendizado mais ativo e explorador. Garantir à criança o brincar ao ar livre reforça suas ferramentas emocionais, de concentração e de gestão de riscos, de forma que chegue à vida adulta capaz de lidar com as adversidades da vida de forma mais confiante e resiliente. O tema do desemparedamento da infância é urgente, e cabe aos gestores e planejadores urbanos proporcionar essas oportunidades nas cidades. 

Cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças 

Pensando no desenvolvimento integral da primeira infância no desenvolvimento urbano

Comunidades mais resilientes e vibrantes tendem a ser também mais seguras, e experiências por todo o mundo reforçam a relação direta entre acesso e qualificação dos espaços com a redução de índices de violência e depredação. A presença de crianças em espaços verdes também é importante para a construção de cidades mais sustentáveis no futuro, e a educação ambiental ocupa um lugar importante nesse sentido. A criança que convive com a natureza tende a desenvolver afinidade e zelo pelo mundo à sua volta.

Praças e parques para crianças na primeira infância devem atender às exigências de segurança e considerar formas de estimular as crianças e fazê-las interagir com a natureza. Sua presença nas proximidades das residências permite que o contato com os elementos naturais possa ser mais cotidiano, mesmo para aquelas crianças que vivem em cidades grandes. 

Parques naturalizados

Pequenos espaços urbanos que representam um grande respiro verde

A Rede Urban95 apoia a instalação de praças e parques para crianças na primeira infância em todas as cidades participantes, e diversas intervenções urbanas já estão em uso, beneficiando crianças e famílias. Fortaleza está investindo na recuperação de espaços degradados e expansão de áreas urbanas verdes a partir da implantação de corredores verdes e da reurbanização de áreas verdes públicas – os “Microparques Urbanos”. 

Inspirada no modelo de parques de bolsillo ou pocket parks de Bogotá, a proposta é criar um conjunto de respiros verdes. Foram estimadas 300 áreas verdes no município com potencial para serem transformadas em microparques. Foram realizados dois projetos-pilotos em bairros vulneráveis: o primeiro microparque é o Francisco Sá, com uma área de aproximadamente 7.450 m2, e o segundo é o José Leon, com aproximadamente 2.000 m2. Os parques também incorporaram calçamento, parquinho convencional, mobiliário para jogos, ações de urbanismo tático, paisagismo e arborização.