Como utilizar informações para priorizar os primeiros anos e pensar mobilidade sob a perspectiva de um bebê

Defesa da Primeira Infância

Em webinar realizado pela Urban95, Skye Duncan fala sobre o planejamento das cidades sob a perspectiva das crianças pequenas

“No Brasil, 1 em cada 3 crianças é considerada acima do peso ou obesa. com base nisso temos a oportunidade de repensar as nossas ruas”, afirma Skye Duncan, diretora do programa global Designing Cities Initiative da NACTO, durante webinar temático da Rede Urban95 “Planejando cidades sob as lentes da primeira infância”, em 29 de abril.

Skye Duncan, diretora do programa global Designing Cities Initiative da NACTO

Apresentando dados como esse, Skye mostrou como o planejamento da cidade pode impactar no desenvolvimento infantil. “Infelizmente, mais de 80% dos jovens em todo mundo não estão fazendo atividades físicas. E nossas ruas não são confortáveis no momento para que possam caminhar ou correr. Também não vemos nossas crianças andando ou pedalando para a escola, pois não é seguro”, explica, citando também a média de 500 crianças que morrem diariamente no mundo devido a acidentes de trânsito.

A observação de números que mostram a realidade das crianças nas cidades, pode e deve impulsionar a gestão pública a transformar as ruas e todo espaço público em ambientes mais seguros e menos estressantes.

Segundo Skye, ao considerarmos o desenvolvimento do cérebro do bebê em seus primeiros anos, em vários aspectos como, por exemplo, a linguagem, em que as vias sensoriais estão construindo a função cognitiva, podemos contribuir para que as suas conexões sejam feitas corretamente, diminuindo os obstáculos para seu crescimento.

Para isso, ela aponta que há princípios para essa contribuição, como os momentos de lazer com a família. Ao planejar espaços recreativos, que proporcionam também o contato com a natureza, para que bebês e seus cuidadores possam usufruir, as cidades estão impulsionando parte importante do crescimento de seus mais jovens cidadãos.

A Rede Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis, reunindo 14 cidades com o objetivo comum de desenvolver e fortalecer programas e políticas para crianças de 0 a 6 anos de idade. Recentemente, integraram a Rede as seguintes cidades: Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR).

A iniciativa visa estimular os municípios a incorporar, no planejamento e na gestão, o foco no desenvolvimento da primeira infância a partir de ações e políticas públicas efetivas neste campo. Esse webinar é parte de uma série de capacitações do programa.

Assista ao Webinar “Planejando as cidades sob as lentes da primeira infância” completo.