Guia Passo a Passo Ruas de Brincar

A iniciativa Ruas de Brincar incentiva moradores de Jundiaí (SP) a solicitar autorização à Prefeitura para fechar um trecho de via aos domingos e feriados, encorajando a ocupação das ruas por crianças e promovendo assim autonomia,  um resgate de brincadeiras e intercâmbio geracional. Este guia contém informações sobre como funciona o programa, dicas de brincadeiras, esclarecimentos sobre o processo que deve ser feito com os vizinhos e a prefeitura, além de orientações para o dia das ativações, podendo servir de inspiração para ações similares em qualquer cidade. A publicação é do Ateliê Navio, com apoio do Cidade Ativa e conteúdo da comunicação da Allma Hub.

 

Quali-Urb Infância

O QualiUrb Infância é um método para monitoramento da qualidade do ambiente urbano percebida em rotas escolares, concebido em parceria com o WRI Brasil em sua primeira versão e ampliado pelo Ateliê Navio em sua versão 2.0. A ferramenta permite a avaliação de elementos que qualificam o espaço urbano para a primeira infância, contemplando as etapas de planejamento, coleta e análise de dados.

O método de avaliação proposto na versão 1.0 facilita a avaliação de atributos urbanos que tornam o trajeto até a escola a pé ou por bicicleta mais seguro, confortável e interessante, por meio da percepção dos cuidadores das crianças entre 0 e 6 anos.

A versão 2.0 expande o modelo de análise, incluindo as barreiras que impedem cuidadores de realizar os trajetos escolares por modos ativos, condições de acessibilidade experimentadas nos caminhos e amplia o escopo para ser mais inclusiva, aumentando também o tamanho do questionário.

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Primeira infância no OpenStreetMap

Os dois volumes do Primeira Infância no OpenStreetMap apresentados a seguir são um convite à execução de mapeamentos voltados para a primeira infância, utilizando o OpenStreetMap como ferramenta de mapeamento colaborativo. O volume 1 introduz a ferramenta, mostrando como editar, visualizar e extrair dados de mapas. O volume 2 aprofunda o uso da ferramenta.

Acesse o volume 1 >>
Acesse o volume 2 >>