A Rede Urban95 apresenta os Cadernos de Boas Práticas, uma série de 3 volumes que reúne exemplos de intervenções físicas, programas, serviços e políticas públicas para a primeira infância nas cidades brasileiras que fazem parte da Rede. São dezenas de práticas inspiradoras para mobilizar gestores públicos de todo o Brasil a pensar suas cidades sob a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Cada caderno aborda um dos eixos de atuação da Urban95:
Volume 1 – Espaços públicos e natureza
Volume 2 – Programas e serviços
Volume 3 – Governança e sustentabilidade
A caixa de ferramentas criada pela parceira técnica Allma Hub dentro da iniciativa Urban95 foi criada para situações críticas que envolvem enchentes e crianças pequenas. Elas tem como objetivo acolher e instrumentalizar a equipe da linha de frente do cuidado, apoiar os cuidadores para lidar com as crianças que viveram o trauma, e ajudar a criança a elaborar o luto, organizar as emoções, e cuidar da relação dela com os rios e com a natureza.
A publicação da iniciativa Urban95 traz 10 diretrizes prioritárias para garantir os direitos de crianças pequenas, famílias e seus cuidadores nas cidades durante as eleições municipais. Essas diretrizes ajudarão os candidatos a incluir essa temática em suas campanhas, planos de governo e investimentos futuros, qualificando o debate público.
Elaborado a partir da experiência de implementação do BAPI no Sumaré, bairro de Sobral (CE), o Guia Passo a Passo para implementar bairros amigáveis à primeira infância sistematiza os passos necessários para criar um plano de bairro junto com a comunidade que leve em consideração os desejos e necessidades da primeira infância e seus cuidadores. A publicação foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a iniciativa Urban95, da Fundação Van Leer.
Este conjunto de materiais desenvolvido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Van Leer, visa apoiar gestores públicos na construção e manutenção de brinquedos e mobiliários naturalizados, com sugestões para criar políticas públicas, dicas para escolher os locais, e para monitorar e avaliar os projetos. Além de um guia passo a passo, o conjunto contém modelos de placa de sinalização e tabelas descritivas de mobiliário.
Conheça os materiais.
A iniciativa Ruas de Brincar incentiva moradores de Jundiaí (SP) a solicitar autorização à Prefeitura para fechar um trecho de via aos domingos e feriados, encorajando a ocupação das ruas por crianças e promovendo assim autonomia, um resgate de brincadeiras e intercâmbio geracional. Este guia contém informações sobre como funciona o programa, dicas de brincadeiras, esclarecimentos sobre o processo que deve ser feito com os vizinhos e a prefeitura, além de orientações para o dia das ativações, podendo servir de inspiração para ações similares em qualquer cidade. A publicação é do Ateliê Navio, com apoio do Cidade Ativa e conteúdo da comunicação da Allma Hub.
Esta cartilha visa apoiar gestores e sociedade civil na criação de espaços de escuta para crianças e adultos durante a formulação de Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) em suas cidades. O guia contém referencial teórico sobre processos de escuta, além de sugestões de atividades e práticas para diferentes públicos.
Baseando-se na experiência de Sobral (CE), que têm implementado momentos formativos para todas as suas secretarias e respectivas equipes técnicas, esta cartilha explica possíveis caminhos para montar uma estrutura de formação em primeira infância para as diferentes áreas de gestão dos municípios.
O Quali–Urb Infância é um método para monitoramento da qualidade do ambiente urbano percebida em rotas escolares, concebido em parceria com o WRI Brasil em sua primeira versão e ampliado pelo Ateliê Navio em sua versão 2.0. A ferramenta permite a avaliação de elementos que qualificam o espaço urbano para a primeira infância, contemplando as etapas de planejamento, coleta e análise de dados.
O método de avaliação proposto na versão 1.0 facilita a avaliação de atributos urbanos que tornam o trajeto até a escola a pé ou por bicicleta mais seguro, confortável e interessante, por meio da percepção dos cuidadores das crianças entre 0 e 6 anos.
A versão 2.0 expande o modelo de análise, incluindo as barreiras que impedem cuidadores de realizar os trajetos escolares por modos ativos, condições de acessibilidade experimentadas nos caminhos e amplia o escopo para ser mais inclusiva, aumentando também o tamanho do questionário.
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Os dois volumes do Primeira Infância no OpenStreetMap apresentados a seguir são um convite à execução de mapeamentos voltados para a primeira infância, utilizando o OpenStreetMap como ferramenta de mapeamento colaborativo. O volume 1 introduz a ferramenta, mostrando como editar, visualizar e extrair dados de mapas. O volume 2 aprofunda o uso da ferramenta.
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Acesse o volume 2 >>