Assegurar políticas públicas permanentes para bebês, crianças e cuidadores, que durem a despeito de possíveis mudanças de gestão: essa foi a discussão central do Encontro Urban95 2024, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de abril, em Recife (PE). O evento reuniu prefeitas(os), vice-prefeitas(os), secretárias(os), equipes técnicas de cidades que implementam os conceitos Urban95 e parceiros técnicos para celebrar as conquistas dos municípios e consolidar o compromisso com a continuidade de políticas públicas para primeira infância.
Em um cortejo ao som do frevo e guardado por bonecos gigantes de Olinda, a comitiva da Urban95 chegou ao Paço do Frevo, no dia 21, para a abertura oficial do Encontro, onde foi recepcionada pelo prefeito do Recife, João Campos, pela vice-prefeita Isabella de Roldão, pelo secretário de educação Fred Amâncio e pela secretária-executiva da primeira infância, Luciana Lima.
Convidada a fazer uma fala inicial, Claudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer (FVL) no Brasil, elencou os desafios enfrentados pela primeira infância do Brasil – como a epidemia das telas e a diminuição da cobertura vacinal – e comentou sobre a necessidade de ampliar a implementação dos conceitos Urban95. “Queremos abrir esta roda e transformar as cidades que têm políticas consolidadas de primeira infância em referências de boas práticas para outros municípios brasileiros”.
Encontro com prefeitas(os) e vice-prefeitas(os)
No segundo dia do Encontro, em 22 de abril, o prefeito do Recife, João Campos, recebeu as(os) prefeitas(os) e vices na prefeitura da cidade para uma manhã de trocas. O foco da reunião foi a responsabilidade dos municípios na construção de políticas públicas perenes de primeira infância e o papel da Urban95 em difundir a iniciativa pelo país.
Estiveram presentes na reunião as prefeitas(os) Arthur Henrique (Boa Vista/RR), Caio Cunha (Mogi das Cruzes/SP), Luiz Fernando Machado (Jundiaí/SP), Paula Mascarenhas (Pelotas/RS), Luziane Solon (Benevides/PA), Sandro Herrmann (Colinas/RS), Dalmy Crisóstomo da Silva (Alcinópolis/MS), Débora Prado (Jarinu/SP) e Zé Ailton Brasil (Crato/CE). Claudia Vidigal representou a FVL. Os vices presentes foram Isabella de Roldão, do Recife (PE), e Élcio Batista, de Fortaleza (CE).
Também participaram: Gilberto França, representando o prefeito de Alfenas (MG); Ivanete Herrmann, primeira-dama de Colinas; Marcelo Peroni, gestor de cultura de Jundiaí; Thiago Ferrari, coordenador do Primeira Infância Campineira (Campinas/SP); Fred Amâncio, secretário de educação do Recife; Fernando Padula, secretário de educação de São Paulo (SP); Ana Rita Suassuna, secretária de desenvolvimento social e direitos humanos do Recife; Glauce Medeiros, secretária da mulher do Recife e Adalice Pinheiro, primeira-dama do Crato.
Visitas técnicas e trocas em rede
Enquanto as lideranças das cidades se reuniam na prefeitura, as equipes técnicas percorreram diferentes territórios da capital pernambucana para conhecer de perto os equipamentos e programas voltados a bebês, crianças pequenas e cuidadores. A primeira visita ocorreu pela manhã, no Complexo do Compaz Miguel Arraes, onde conheceram o próprio Compaz, o Centro de Referência de Primeira Infância (CRIAR), a bebeteca e os caminhos sensoriais do CMEI Alcides Tedesco Restelli, e a Praça da Infância do Compaz.
Dentro do CRIAR, as equipes foram apresentadas ao Mãe Coruja Recife – programa intersetorial que acompanha famílias desde a gestação –, e conheceram salas de atendimento e espaços de brincar. Depois, a comitiva seguiu para a Praça da Encruzilhada, espaço com mobiliários e brinquedos pensados para a primeira infância, onde também conheceram o Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância.
A tarde do segundo dia do Encontro foi um momento de fortalecimento de vínculos. Reunidos no centro de convenção Moinho Recife, os participantes foram divididos em grupos para dialogar sobre oportunidades e desafios para consolidar a agenda da primeira infância e como cada pessoa pode dar continuidade à pauta em sua cidade. Ainda que cada município tenha especificidades, os grupos foram unânimes: a maior preocupação é sistematizar os avanços já conquistados e preparar equipes técnicas para o período de transição governamental.
Encerrando o dia, representantes das cidades e parceiros técnicos apresentaram publicações que sistematizam projetos e materiais para serem utilizados no dia a dia dos serviços de primeira infância.
Encerramento do Encontro Urban95
Na manhã do último dia do Encontro, em 23 de abril, líderes comunitários do Buraco da Gata, comunidade periférica de Recife, receberam a comitiva e apresentaram as inovações urbanísticas do programa Mais Vida nos Morros, que incluem pinturas lúdicas, reformas na quadra e nos espaços de brincar. A última visita técnica aconteceu no Compaz Paulo Freire, onde os participantes conheceram as intervenções urbanas do projeto Rota Segura da Infância, realizado com o parceiro técnico Estudio+1, que tornaram o entorno do equipamento mais lúdico e seguro, além da bebeteca e outros serviços oferecidos pelo Compaz.
O Encontro Urban95 terminou no Compaz com um anúncio especial: o lançamento da caixa de ferramentas “Papai tá Aqui”, nova iniciativa do Pé de Infância para incentivar a paternidade ativa. Thamires Pedra Rica, representante da Allma Hub, parceiro técnico da Urban95 responsável pelo projeto, mostrou como funciona a campanha, que será implementada no Recife primeiramente pela equipe da guarda civil municipal, que tem um papel fundamental pelo exemplo e potencial de disseminação de boas práticas de paternidade.
Ano que vem tem mais!
O Encontro Urban95 2025 já tem lugar garantido: Fortaleza (CE) receberá os representantes das cidades que implementam os conceitos Urban95. O compromisso foi firmado pelo vice-prefeito Élcio Batista ao lado de Angélica Leal, secretária da Coordenadoria Especial de Primeira Infância (Cespi) e Larissa Menescal, presidenta do Iplanfor.