Mais de 80 participantes se encontraram virtualmente na quinta-feira, 11/07, para uma conversa sobre as ferramentas que podem ajudar as cidades a engajar a pauta da primeira infância e dar visibilidade para esta agenda tão importante. Com o tema Estratégias de comunicação para a primeira infância, o 11º Webinar Temático da Rede Urban95 Brasil segue uma série de encontros mensais entre as cidades, onde processos e experiências acumuladas desde o ano passado são compartilhadas.
A Urban95 acredita que a defesa da primeira infância junto aos tomadores de decisão pode ser influenciada positivamente com o apoio de ferramentas de comunicação, potencializando ações e impactos.
“O nosso desejo é que os canais de comunicação da Rede Urban95 tragam a diversidade do país e das cidades brasileiras para a pauta nacional. Precisamos ocupar, não apenas as ruas, mas o espaço destas pautas que podem representar tão bem a nossa diversidade e as possibilidades para a gestão pública. Tem muita coisa bonita por aí, vamos mostrar para o resto do Brasil”. Assim deu boas vindas aos presentes a representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal.
Para dialogar com as cidades da Rede estiveram na mesa virtual a coordenadora de comunicação do Instituto Cidades Sustentáveis, Luanda Nera, e a fundadora da Allma Hub Criativo, Ana Paula Dugaich. Entre as estratégias de engajamento para gestores locais, e a própria sociedade, o grupo debateu a criação de pautas ligadas à primeira infância e a mobilização de comunicadores locais, parcerias de conteúdo, redes sociais, a utilização de elementos visuais e lúdicos, tão ricos na infância, entre outros.
Para o fortalecimento contínuo da pauta, a Rede debate a formação de um hub de comunicação temático, onde a atuação única das cidades e instituições se integra ao alcance de multiplicadores de conteúdos que apoiam a agenda da primeira infância. Luanda Nera lembra que a participação das cidades é fundamental para fortalecer o trabalho em rede, compartilhando ações e conquistas.
“Se, por um lado perdemos a possibilidade de estar juntos fisicamente, a pandemia trouxe a oportunidade de reunir cidades do Brasil todo em uma só roda, uma grande oportunidade para trocas sobre os caminhos e experiências já testadas”, afirma.
Ana Dugaich apresentou algumas experiências de comunicação prática para uso das cidades, como a jornada do whatsapp, que propõe enviar ‘missões’ para pais e cuidadores realizarem atividades educativas e estimulantes para as crianças durante um período de 21 dias. Segundo muitas teorias sobre mudança de comportamento, este é o tempo necessário para que nosso cérebro absorva um novo hábito, como uma semente que pode influenciar o desenvolvimento da criança e a relação com os pais e cuidadores a longo prazo.
As intervenções urbanas que já colorem cidades como Fortaleza e Jundiaí foram compartilhadas como exemplos de ações de engajamento para as cidades, além de conteúdos audiovisuais, guias e matérias de capacitação.
“Buscamos conteúdos que as pessoas se interessem, sempre com uma linguagem visual e verbal. Com uma caixa de ferramentas completa e prática para os gestores, acreditamos que é possível trazer consistência para a pauta da primeira infância. Nosso desafio é traduzir teorias em linguagem e ações populares, e para isto os conteúdos devem fazer sentido dentro da realidade das pessoas”, explica a fundadora da Allma Hub.
Ao longo dos próximos meses, as cidades da Rede Urban95 contarão com uma assessoria técnica e prática na área de comunicação, apoiando as equipes locais para que a agenda da primeira infância esteja cada vez mais sólida e reconhecida.