Notícias e artigos
29.11.2021
A importância do desenvolvimento na primeira infância
O investimento e o cuidado com o desenvolvimento da primeira infância, desde a gestação e, especialmente, nos três primeiros anos de vida, está diretamente relacionado à construção de uma sociedade mais próspera. 1 milhão de sinapses se formam por segundo no cérebro de uma criança pequena. Isso significa que os estímulos recebidos durante essa fase da vida são absorvidos e contribuem para o desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial da criança, o que pode colaborar para um adulto com capacidade de conduzir com autonomia a sua vida.
O bebê depende de cuidados constantes com alimentação, higiene, além de afeto e estímulos para seu aprendizado. A total dependência gera vivências emocionais que podem ameaçar o pleno desenvolvimento da infância. Uma maneira de fazer o bebê iniciar a vida de forma segura e calma é dar a devida atenção por meio da amamentação, dos cuidados alimentares, do acolhimento afetuoso nos braços e da fala amorosa.
Essas e outras atividades e situações que caracterizam uma relação saudável irão promover na criança o desenvolvimento de habilidades pela experiência vivenciada, contribuindo para se tornar um indivíduo seguro e capaz de lidar com a complexidade das futuras demandas.