Notícias e artigos
03.01.2022
Espaço público e formação na primeira infância: qual a relação?
Investir na primeira infância é construir uma cidade melhor para todos nós
O transporte sustentável inclusivo e o desenvolvimento urbano centrado na primeira infância podem transformar nossas cidades em lugares onde as crianças se desenvolvem plenamente com saúde e bem-estar. Cidades que podem ser percorridas a pé tornam escolas e serviços mais acessíveis e aproximam os espaços públicos da comunidade. Cidades e sistemas de transporte que atendam e incluam as necessidades de bebês, crianças pequenas e cuidadores são melhores para todos.
Opções mais amigáveis para o deslocamento na cidade podem ainda reduzir as emissões de poluentes e apoiar a resiliência urbana, a saúde e a qualidade de vida em geral. Por parte das cidades, seu papel é incentivar que cuidadores e crianças pequenas possam ir a serviços de saúde, creches e espaços verdes caminhando, de bicicleta ou com opções de transporte público barato e acessível.
Planejar cidades a partir da perspectiva dos 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos – oferece oportunidades para que bebês, crianças pequenas e pessoas que cuidam deles tenham não apenas o direito de viver nos centros urbanos, mas também de usufruir de todas as suas oportunidades e serviços. Espaços públicos para crianças incluem elementos lúdicos que instiguem o cantar, o brincar e a exploração.
O espaço da cidade é onde as crianças pequenas encontram novas referências para seu desenvolvimento, aguçam a criatividade e criam os primeiros laços sociais fora das famílias. Esse ambiente tem influência direta sobre a experiência das crianças, podendo incluir intervenções mais lúdicas e interativas. Cores, pinturas urbanas e outras ações que interajam com a população são estratégias interessantes, especialmente em locais com grande circulação de crianças.