Notícias e artigos
01.12.2021
Livros na primeira infância
Estudos já comprovaram que a leitura desde a gestação pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos bebês, que, mesmo não compreendendo os termos, aprendem a captar a voz dos pais e cuidadores, estimulando o aprendizado e a formação de vínculos. Assim como o cantar, ao contar histórias para os bebês e crianças pequenas, estamos apresentando novas possibilidades de linguagem, interação e criatividade. A leitura na infância também se relaciona com a continuidade desse hábito na vida adulta, com benefícios diversos para o desenvolvimento social dos indivíduos.
Interações verbais com bebês e crianças pequenas beneficiam profundamente seu desenvolvimento social e habilidades de linguagem, criando um importante alicerce para o desenvolvimento socioemocional do futuro. Os livros na primeira infância também funcionam como estímulo à fala e ao aprendizado sobre os objetos e experiências que circundam a criança, ajudando-a a dar sentido ao mundo.
Indicadores de leitura na primeira infância
Medir e acompanhar o desenvolvimento do hábito de leitura localmente Para apoiar as cidades no monitoramento do tema, a Urban95 tem como indicadores da leitura para crianças de 0 a 6 anos o número e porcentagem de cuidadores que:- contaram uma história, leram um livro ou cantaram canções a uma criança de menos de cinco anos de idade ao longo do último dia;
- leem ou contam histórias para crianças de menos de cinco anos de idade pelo menos duas ou três vezes por semana.