Notícias e artigos
06.12.2021
O papel das escolas e comunidades para um futuro sustentável
Crianças podem participar da vida social desde a primeira infância
Quando envolvemos as crianças e os cuidadores no planejamento urbano, estamos contribuindo para que as cidades se tornem mais resilientes, saudáveis e sustentáveis para todos. A perspectiva dos 95 cm valoriza o conhecimento local e as soluções criativas e lúdicas. As práticas educativas comunitárias e a educação para a sustentabilidade são caminhos importantes para a formação de uma nova geração de cidadãos conscientes e que participam em suas comunidades. A escutas com crianças, por exemplo, é uma prática que já demonstrou sucesso em projetos e políticas que têm como público-alvo a infância, pois trazem o olhar e as necessidades dos pequenos cidadãos e como seria uma cidade para crianças.
Comunidades verdes, acessíveis e com boas relações de vizinhança são positivas para o futuro sustentável de bebês, crianças e cuidadores. Para as crianças, possibilitam frequentar espaços estimulantes para o seu desenvolvimento, saudáveis e seguros. Crianças que convivem em comunidade também tendem a desenvolver melhores habilidades sociais, de cooperação e solução de problemas. Para os pais e cuidadores, ambientes públicos onde possam estar com bebês e crianças pequenas criam oportunidades de socialização, integração social e descanso. Para a comunidade, circular por espaços vibrantes, seguros e bem-atendidos por serviços públicos é o que garante o acesso à cidade e o bem-estar coletivo.